TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTOS

Seminário: CONHECIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

elevar a produtividade da companhia. A Gestão do Conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. Um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser bem aproveitada. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo.

Barreiras relacionadas à tecnologia – A probabilidade de ter diferentes sistemas de software automaticamente aumenta com a quantidade de parceiros de comunicação. As possibilidades para superar tal barreira seriam identificar um sistema que esteja de acordo com as necessidades de todos os envolvidos.

Bcomunicação indireta. A vídeo conferência, que é considerada um importante meio de comunicação, pode não funcionar devidamente.

Barreiras relacionadas às pessoas – A barreira do idioma é mencionada como um problema ao lidar com pessoas de outras organizações do mesmo país, assim como de países estrangeiros. Quando se lida com companhias internacionais, as pessoas podem não falar um idioma com a mesma fluência e significado, podendo resultar em uma má interpretação. Por exemplo, as reuniões são às vezes improdutivas porque os tópicos discutidos são entendidos pela metade.

(Thiago Marques do Nascimento) – Na Marinha do Brasil, empresa que atuo, é considerada por muitos uma instituição sólida com característica e metas voltadas para a excelência em gestão atuante para as Organizações Militares subordinadas ao seu comando. Atualmente chamado de Programa de Excelência em Gestão chamado de Programa Netuno, é a customização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) da Administração Pública Federal, instituído através do Decreto no 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. A necessidade de se ter Forças Armadas tão somente bem aparelhadas em busca de suas Missões, não é suficiente para atender as expectativas da sociedade contemporânea. As Forças Armadas nada mais são do que prestadoras de serviço, “defesa”, para a sociedade e, para tal, devem desempenhar este papel da melhor forma possível, mesmo que em tempo de paz.

Desta forma, para a busca pela excelência em gestão no âmbito da MB, são observados os seguintes aspectos que estimulam o conhecimento:

Social e econômico – Por meio de constatações que permitam a evolução do Programa Netuno, e consequentemente, à consolidação de uma administração naval profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais que proporcionem otimização da aplicação dos escassos recursos;

Administrativo – Através de recomendações que promovam a conscientização da MB sobre a importância do Programa Netuno e que viabilizem a aplicação das ferramentas disponibilizadas pelo referido Programa, contribuindo para sua propagação e implantação por toda a MB, de forma a aprimorar os modelos de gestão das OM.

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

A economia mundial tem passado por mudanças profundas nas últimas décadas. O conhecimento tem função cada vez mais importante nos processos produtivos das empresas, à medida que produtos e serviços possuem cada vez mais conhecimento agregado. É nesse cenário em que muitas empresas apresentam grande ineficiência por não possuírem uma estrutura para armazenamento e administração da base de conhecimento que é gerada durante o desenvolvimento de projetos e processos. Sem essa estrutura, diversas etapas do processo produtivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com