TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer Bucal

Exames: Cancer Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O câncer de boca é um tumor que se desenvolve a partir de uma célula que sofre uma alterações genéticas que influenciam a diferenciação, o crescimento e a morte celular. A célula "defeituosa", diferentemente das outras, passa a se multiplicar desordenadamente, transformando-se num corpo estranho ao organismo.São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, e glândulas salivares. O câncer bucal representa um grave problema de saúde em quase todos os países do mundo e principalmente no Brasil. Estipula-se que anualmente ocorram aproximadamente 350.000 novos casos de câncer de boca no mundo.

Fatores:

Fator de risco é qualquer coisa que aumente a chance de alguém ter determinada doença. No caso do câncer, alguns podem ser evitados pela mudança de hábitos .Os fatores que podem ocasionar o câncer de boca são :idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros (aproximadamente 75% a 90% de todos os cânceres que acometem a região da cabeça e do pescoço sejam conseqüência do tabagismo.), consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas,exposição ao sol,dieta(alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C),imunossupressão(mau funcionamento do sistema imunológico),fatores hereditários,infecção

Sintomas:

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca de dificil cicatrização,que demoram aproximadamente uma semana para cicatrizar. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) , caroços, inchaços são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Detecção Precoce:

A visita periódica ao dentista, principalmente pessoas que possuem mais risco de obter esse tipo de câncer (fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas) favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca. Lesões que não cicatrizam em até 15 dias, devem ser analisadas por um profissional estomatologista.

O tratamento:

O tratamento do câncer bucal pode ser cirúrgico, radioterápico ou ambos, dependendo da extensão e do local do tumor.

Em relação á cirurgia, hoje, tenta-se ser conservador quando se trata de um tumor primário para evitar a mutilação funcional, mas a agressividade do tratamento deve ser maior se os gânglios do pescoço estiverem comprometidos.

Em casos de tumores grandes, que provocam grande deformidade anatômica e em locais em que a cirurgia não é a mais indicada, a quimioterapia associada com a radioterapia ajuda no tratamento para possível controle da doença.

Prevenção:

Desenvolver hábitos saldáveis, livrando-se dos hábito de fumar e consumir bebida alcoólica, cuidar da saúde da boca - Doença periodontais e/ou patologias dentais requerem cuidados. Qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com