TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico

Trabalho Universitário: Caso Clinico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Clinico...

Paciente Idoso Identificação: 62 anos, masculino, branco, casado, aposentado. História clínica: O paciente procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas manuais, tais como abotoar as roupas, pentear-se e outras. Negou outras queixas específicas. Na história pessoal, informou ter feito apendicectomia. Não havia outros dados relevantes. Exame físico: Os sinais vitais eram normais. O exame do aparelho locomotor evidenciou tremor em repouso de extremidades, o qual cessava ao fazer um movimento ativo. Mostrava o movimento de enrolar pílulas com os primeiros e segundos dedos de ambas as mãos. Havia discreta rigidez muscular. Chamava a atenção o aspecto apático e tristonho do paciente. Queixou-se de dificuldades para deambular, de aumento na salivação e falava lentamente.

A doença é ... Parkinson

O que é o Parkinson?

A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade crônica e progressiva do sistema nervoso caracterizada por sinais de rigidez, bradicinesia, tremor e instabilidade postural. Além disso, a doença pode causar vários outros sintomas como perturbações do movimento e da marcha, alterações sensoriais, distúrbios na fala, voz e deglutição, mudanças cognitivas e comportamentais, disfunções do sistema nervoso autônomo e mudanças gastrointestinais e cardiopulmonares. (O’SULLIVAN, 2010).

A dopamina produzida na substância negra funciona como neurotransmissor inibitório no corpo estriado. Quando um movimento é iniciado pelo córtex cerebral, os impulsos são transmitidos para o corpo estriado e dali podem seguir dois caminhos. Quando o movimento é desejado, os neurônios do corpo estriado aumentam a atividade de neurônios talâmicos e do córtex cerebral, facilitando a execução dos movimentos.

No entanto, se o movimento for indesejado, ocorre ativação dos neurônios da substância negra, que inibem as células talâmicas e corticais, inibindo os movimentos. Na Doença de Parkinson, há uma diminuição das concentrações de dopamina, por isso o corpo estriado tornar-se excessivamente ativo, dificultando o controle dos movimentos pela pessoa acometida.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »