TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clinicos

Monografias: Casos Clinicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Casos clínicos da tireóide e paratireóide

1º Caso clinico

Os sintomas clínicos apresentados, como bradicardia, diminuição da pressão arterial e temperatura, assim como o aumento de peso e depressão são característicos de hipotireodismo, pois os hormônios T3/T4 são responsáveis por manter a temperatura do organismo ao promover a utilização de glicose para geração de energia (cadeia respiratória > liberação de calor e ATP); também promovem o aumento dos batimentos cardíacos e lipólise. Desse modo, ao ocorrer a diminuição destes hormônios, o quadro é característico.

O paciente apresenta diminuição do número de hemácias devido ao consumo diminuído de oxigênio pelo organismo (metabolismo mais lento). A dosagem de anti-tireoglobulina e anti-TPO mostrou valores aumentados, pois o hipotireodismo é causado por bloqueio inicial da produção de T3/T4 por doença auto-imune (Hashimoto), desse modo, estes são os marcadores da doença.

O tratamento é feito com reposição do hormônio tiroxina (T4), e a doença deve ser monitorada com dosagem anual de TSH.

2º Caso clinico

O paciente apresente valores de Cálcio baixo 8,5 (valores de referencias: 8,6 – 10,3 mg/dl e PTH elevado 1308,9 pg/ml (valores de referências: 11 – 67 pg/ml).

Como o paciente apresenta dosagem aumentada de Creatinina e Ureia (enfermidades renais com diferentes tipos de lesões causam o aumento dos teores de uréia plasmática) e também pela hemodiálise realizada semanalmente, o diagnóstico pode ser de Hiperparatireodismo secundário à doença renal crônica.

Possivel Tratamento: Corrigir a insuficiência renal, suplementação com cálcio e vitamina D. Dieta rica em cálcio e banhos de sol para sintetizar vitamina D.

3º Caso clinico

Inicialmente, o paciente apresentava dosagem baixa de TSH, o que sugere doença tireoide, principalmente hipertireodismo (há muito t3/t4 para realizar o feedback negativo na hipófise). Com o passar do tempo, ocorreu aumento deste hormônio progressivamente, e este se regularizou, provavelmente devido à paciente fazer uso do hormônio oral.

A dosagem de tireoglobulina também se apresentava aumentada no primeiro exame feito pela paciente, com diminuição com o passar do tempo. Isso ocorre devido à paciente já utilizar o hormônio via oral, não fazendo necessário o uso da tireoglobulina endógena para produção de t3/t4.

4º Caso clinico

Os sintomas apresentados pela paciente, como emagrecimento e ansiedade são característicos de hiperfunção da tireoide (hipertireodismo). Com a dosagem inicial de TSH diminuída, já se obtém uma prova inicial desta doença, após a realização da dosagem de t4, que estava aumentado, obtém-se a prova de que a paciente apresenta hipertireodismo.

Desse modo, é feita a dosagem de auto-anticorpos, como o TRAB (característico de doença de graves quando aumentado) e anti-TPO (que também estava aumentado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com