TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas Do Cancer

Pesquisas Acadêmicas: Causas Do Cancer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  281 Visualizações

CAUSAS GENÉTICAS DO CÂNCER

O câncer é causado por uma variação de substancias do meio ambiente ou alterações genéticas ocorridas em tecidos humanos.

Um fator importante para o aparecimento/desenvolvimento do câncer é a predisposição genética. Os constantes avanços em estudos relacionados à área desvendam os principais elementos moleculares do câncer e conseguem apresentar um conjunto de fatores que causam tal anomalia celular.

O crescimento celular descontrolado é a principal característica do câncer. A massa resultante desse crescimento é denominada “neoplasia”, mas pode ser chamada apenas de “tumor”.

As células possuem sistemas de controle que impedem seu crescimento incontrolado, a célula do tumor é resistente a esses sistemas. Essa inconstância, normalmente, levaria a morte da célula, porém ela cria uma forma de se manter crescendo e para isso, precisa de nutrientes que a fortaleçam. Assim criam novas formas de obter fontes de nutrientes, utilizando-se da formação de novos vasos sanguíneos. Esse processo é denominado “angiogênese”.

A diferença entre tumor benigno e maligno é a capacidade do mesmo de se espalhar pelos tecidos próximos, formando uma metástase.

Pesquisadores conseguem provocar um câncer em diferentes cobaias animais apenas prejudicando genes específicos. A situação pode ser revertida com a introdução de genes idênticos aos que foram danificados.

Conclui-se que os diversos avanços feitos na área, como o citado acima, contribuem demasiadamente para novas curas e prevenções dessa tão assustadora alteração genética.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com