TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Sobre O Corpo

Ensaios: Conhecimento Sobre O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO I Tarefa: Atividade de Biologia, 1º Ciclo de Aprendizagem. Unidades 1, 2, 3 e 4 do Livro l Biologia Humana.

Nome: Heleno Lourival de Oliveira RA: 1142363 Turma: DGEF1401CRTT

Parecer do Tutor:

1)O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos?Caracterize cada uma delas.

É a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células. A célula pode se apresentar isoladamente em seres que conhecemos como unicelulares, ou unir-se a outras células para formar os tecidos que compõem o organismo de seres pluricelulares, Nos seres unicelulares, como as bactérias, uma única célula é capaz de realizar todas as funções básicas (digestão, respiração). Já os seres pluricelulares, como os seres humanos, apresentam inúmeras células. Nesses seres, as células com funções comuns agrupam-se de maneira organizada para formar tecidos, os quais, por sua vez, formam os órgãos. Dois tipos básicos, as procarióticas e

as eucarióticas, de modo que a principal diferença entre elas é a ausência de um envoltório nuclear nas células procarióticas, enquanto as eucarióticas apresentam um núcleo verdadeiro com um envoltório nuclear elaborado, denominado carioteca.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

As células eucarióticas apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca. Aliás, a presença de membranas é sua principal característica. Essas membranas dividem as células em compartimentos responsáveis

por funções especializadas essenciais para manutenção e divisão da célula. Essas células apresentam, também, o núcleo e o citoplasma bem distintos. Os seres constituídos por elas são chamados de eucariontes (ou eucariotas) e são representados pelos reinos protista (protozoários), plantae (plantas), fungi (fungos) e animalia (animais), no qual os humanos estão incluídos. O núcleo das células eucarióticas contém os cromossomos, constituídos de DNA associado a proteínas histônicas. O citoplasma é bem complexo, delimitado pela membrana plasmática e divido em compartimentos, nos quais são encontradas as organelas. Dentre as organelas, estão as mitocôndrias, o retículo endoplasmático liso e rugoso, o lisossomo, o complexo de Golgi e os ribossomos, responsáveis pelas atividades metabólicas das células como digestão, respiração, secreção e síntese proteica. Outra característica distinta do seu citoplasma é a presença de filamentos e túbulos do citoesqueleto, que têm como funções: estabilização da forma celular, organização do citoplasma, locomoção e suporte mecânico.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática é uma delgada membrana superficial que envolve a célula e exerce importantes funções, como: separar o conteúdo celular do meio extracelular; controlar a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular e vice-versa (permeabilidade seletiva); regular as interações intercelulares; responder aos sinais externos; fazer a manutenção da constância do meio intracelular e da integridade estrutural da célula e suporte mecânico.

A espessura da membrana plasmática é tão pequena (5 – 10 nanômetros) que é impossível observá-la em microscópio óptico, podendo ser somente observada por microscopia eletrônica. Tipos de transporte: O transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte passivo e o transporte ativo.

Transporte passivo: é o tipo de transporte em que não há gasto energético. A molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, tendo um caráter decrescente e bidirecional.

Transporte ativo: é o tipo de transporte no qual há gasto de energia. O gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio de menor concentração para o de maior concentração.

Além dos tipos de transportes apresentados, as células desenvolveram meios de transportes em quantidade de moléculas de grande porte (macromoléculas) e partículas (micro-organismos).

Nesse transporte em quantidade, ocorre uma alteração morfológica da superfície celular para permitir a entrada da célula, mecanismo conhecido como endocitose.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

Estruturalmente, o mitocôndrio apresenta um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. A sua principal função é aumentar a superfície da membrana interna, na qual o conteúdo proteico está diretamente relacionado com a síntese de ATP.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Existe dois tipos sendo eles o epitélio de revestimento e o epitélio glandular. Não podemos deixar de falar de um tipo especial de epitélio cuja função é captar estímulos externos como luz, odor, gosto, denominado neuroepitélio.

Epitélio de revestimento: tem em suas funções de proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, além de atuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais.

Epitélio glandular

O tecido epitelial glandular é formado por células que se especializaram na produção e na secreção de substâncias. São originados do tecido epitelial de revestimento, cujas células se proliferaram, aprofundaram e invadiram o tecido conjuntivo adjacente, apresentando uma lâmina basal ao seu redor, formando, assim, uma glândula.

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

O tecido conjuntivo pode ser classificado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com