TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS DE UMA SUBSTÂNCIA POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS DE UMA SUBSTÂNCIA POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO

SORAYA NUNES BARBOSA; MAÍSA DE SOUSA DOS SANTOS; DANIEL DIAS RUFINO ARCANJO; PAULO HUMBERTO MOREIRA NUNES

Universidade Federal do Piauí

Introdução e objetivo: A espectrofotometria de absorçao é um método fisicoquíco de análise qualitativa e quantitativa baseado na medida da absorção de radiações eletromagnéticas por substâncias puras ou em soluções, geralmente utilizando as faixas espectrais da luz ultravioleta, visível ou infravermalha. Na faixa da luz visível, permite a identificação de substâncias coloridas e a detecção de alterações moleculares como oxidação ou redução, oxigenação ou desoxigenação, protonação ou desprotonação, dentre outras. Tem amplo emprego clínico e industrial em diversas áreas como química, bioquímica, farmácia e biologia. O objetivo da prática é construir passo a passo o Espectro de Absorção de uma substância em diferentes condições de acidez e demonstrar que o método permite detectar alterações conformacionais da substância em decorrência dos processos de protonação e desprotonação. Materiais: Espectrofotômetro; solução de Vermelho de Fenol 1 mg%; NaOH 0,1N; HCl 0,1N.  Procedimento: Marcar três tubos. No nº 1 colocar água destilada (branco) e nos seguintes colocar solução de Vermelho de Fenol; acrescentar gotas de HCl ao nº 2 até coloração amarela e gotas de NaOH ao nº 3 até coloração púrpura. Acertar o comprimento de onda (λ) do espectrofotômetro em 360 nm; inserir o tubo branco no porta-tubos e “zerar” na escala de Absorbância (A); retirar o branco e colocar o tubo 2 e depois o 3; anotar as A’s; repetir esses passos variando o λ de 10 em 10 (ou de 20 em 20) nm até 700 nm; distribuir os resultados em um gráfico relacionando a A com λ. Resultados esperados: Espera-se a obtenção de dados como os descritos abaixo.

        [pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Discussão e conclusão: A prática permite atingir os objetivos propostos com a participação ativa do aluno. Questões para discussão: A que se deve a absorção seletiva da luz visível pelo Vermelho de Fenol?  Qual o comprimento de onda mais absorvido pelo mesmo? Por que o Vermelho de Fenol apresenta espectros de absorção diferentes em meio ácido e básico? Se o espectro fosse determinado em meio neutro, como deveria ser a sua apresentação? Por que é necessário zerar o aparelho com o tubo branco?  Qual a diferença, na composição, entre o tubo branco e as amostras?

Referências: Pavia DL, Lampman GM, Kriz GS, Vyvyan JR. Introdução à espectroscopia. 1a ed. São Paulo: Cengage Learning; 2010. 716p.

Palavras-chave: Espectrofotometria; Espectro de Absorção; Aula Prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (659.5 Kb)   docx (608.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com