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Desenvolvimento Motor

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Por:   •  27/3/2015  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

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Introdução

Neste capítulo serão introduzidos todos os assuntos abordados por este documento. Pretende-se apresentar a motivação, os objetivos e a organização do texto.

1.1 Motivação

A motivação deste documento foi à necessidade da elaboração das analises para o Portfólio sobre Crescimento e Aprendizagem Motora.

1.2 Organização do texto

O texto está organizado da seguinte forma: No Capítulo 2 são apresentadas as respostas das questões sobre Crescimento e Aprendizagem Motora.

2 Atividades

Neste capítulo serão apresentadas as respostas às questões elaboradas sobre o tema Bioquímica.

2.1 Escolha uma faixa etária e elabore um plano em que constem atividades que trabalham com algumas atividades motoras. Ela deve conter:

1) Faixa Etária e Público-Alvo:

Alunos da 4ª ou 5ª série

2) Duração da Aula:

40 min

3) Objetivo da Aula:

Fazer com que os alunos melhorem suas habilidades motoras utilizadas em conjunto.

4) Materiais Utilizados

Quadra de Esportes e Bolas

5) Conteúdo.

Nome do Jogo: Dono da Rua

Coloca-se um jogador no meio da quadra (dono da rua) e os demais participantes na linha lateral da e cada um deles possui uma bola. O objetivo e passar “quicando” a bola até o outro lado da quadra, indo e voltando repetidas vezes, sem deixar que o dono da rua pegue a bola.

O jogador tem que driblar, fintar e ter o controle da bola a todo momento, para que o Dono da Rua não consiga pegar sua bola. Se o Dono da Rua pegar a bola, este perde a bola e passa a ser outro Dono da Rua e assim sucessivamente, até que todos sejam todos Donos da Rua.

Nome do Jogo: Queimada

Divide a turma em dois times, cada time fica situado em lado campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de “prisioneiros” em cada campo. Um jogador só será “aprisionado” quando um jogador o time adversário o queimar (acertar) com a bola. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de “prisioneiros” dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que “aprisionar” todos os jogadores adversários.

Nome do Jogo: Ordem

Todos os jogadores ficam de frente para uma parede com uma bola na mão. Cada vez que eles jogam a bola contra a parede devem obedecer as 'ordens' da cantiga.

Por exemplo, quando cantam 'ordem! Com um pé só' jogam a bola contra a parede, levantam uma das pernas, pegam a bola outra vez para jogá-la na parede novamente e cumprir outra ordem.

Alguns exemplos de ordens:

Ordem! Em seu lugar.

Ordem! Sem rir.

Ordem! Com um pé só (joga a bola e levanta um pé).

Ordem! Com o outro (joga e levanta o outro pé).

Ordem! Com uma mão (pega a bola só com uma mão).

Ordem! Com a outra (pega a bola com a outra mão).

Ordem! Batendo palmas (joga e bate palmas).

Ordem! Com Pirueta (joga e roda).

Ordem! Atrás e adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).

Ordem! Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo).

Ordem! Com perdão (joga e ajoelha).

Durante o jogo a bola não pode cair no chão. Pode-se deixar o jogo mais difícil inventando novas ‘ordens’ durante a brincadeira e/ou dividindo em duplas e com duas bolas, e os jogadores trocam as bolas enquanto obedecem as ordens da cantiga.

6) Considerações Finais

Que o Aluno após a brincadeira possa ter melhorado sua coordenação, uma vez que, tiveram que andar ou correr com a bola quicando ao mesmo tempo, tendo que driblar um ou mais de seus colegas para não ser pego, com isso auxiliando no desenvolvimento estratégico (cognitivo) e motor.

7) Aquecimento

Uma volta na quadra caminhando e uma volta correndo e uma volta fazendo polichinelo lateral. Duração desta etapa, aproximadamente 05 minutos.

8) Parte Principal

A realização da atividade acima descrita, que de forma lúdica para que o aluno possa desenvolver todo trabalho motor de maneira mais prazerosa. Duração desta etapa, aproximadamente 10 minutos para cada atividade.

9) Parte Final

Após a finalização da atividade os alunos realização alongamentos em duplas para a volta à calma. Duração desta etapa, aproximadamente 05 minutos.

Introdução

Neste capítulo serão introduzidos todos os assuntos abordados por este documento. Pretende-se apresentar a motivação, os objetivos e a organização do texto.

1.1 Motivação

A motivação deste documento foi à necessidade da elaboração das analises para o Portfólio sobre Crescimento e Aprendizagem Motora.

1.2 Organização do texto

O texto está organizado da seguinte forma: No Capítulo 2 são apresentadas as respostas das questões sobre Crescimento e Aprendizagem Motora.

2 Atividades

Neste capítulo serão apresentadas as respostas às questões elaboradas sobre o tema Bioquímica.

2.1 Escolha uma faixa etária e elabore um plano em que constem atividades que trabalham com algumas atividades motoras. Ela deve conter:

1) Faixa Etária e Público-Alvo:

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