TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTADOS

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FACULDADE DE PEDAGOGIA

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ALUNO: ALEX MAGALHÃES BASÍLIO

MATRÍCULA: C1922C-5 TURMA: PD4R30 SEMESTRE: 4º

EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTADOS

Brasília, 20 de novembro de 2015

SUMÁRIO

-Introdução……………………………………………………………………………...3

-Justificativa/ problematização…………………………………………………………4

-Objetivo Geral…………………………………………………………………………5

-Objetivos Específicos………………………………………………………………….5

-Referencias Bibliográficas…………………………………………………………….6

INTRODUÇÃO

A Educação de alunos com altas habilidades e superdotados não é um assunto comum, que por conta de tempo e outros fatores não é aprofundado na graduação em pedagogia atualmente, além e talvez por conta disso há poucas publicações sobre a questão. O sistema de educação brasileiro não está preparado de maneira ampla e eficaz para o atendimento dessas crianças nas suas salas de aula. O aluno com essa particularidade enfrenta a difícil estrutura escolar, a má formação de professores capazes de identificar e lidar com isso e a falta de recursos que promovam a inclusão e o melhor aproveitamento do ensino. A criança quando não acompanhada devidamente, pode se tornar desmotivada e apática na escola pelo fato de que os desafios que lhe são propostos ficam muito aquém de suas habilidades. Como resultado tem-se o baixo rendimento escolar, a evasão e uma socialização comprometida.

Certa vez lendo um pouco sobre o assunto descobri que esse tipo de aluno não necessariamente é ou será um gênio. Muitas vezes pode até demonstrar atraso nos conteúdos em relação aos alunos de mesma idade. Tenho um primo que é minha inspiração para este trabalho, ele sempre foi muito inteligente e acabou se desenvolvendo intelectualmente bem a frente dos alunos que com ele conviviam. Mas com o passar do tempo o progresso intelectual não foi acompanhado pelas notas e em uma conversa com ele me disse que tudo era muito fácil e que ele não via a necessidade de fazer as tarefas e estudar para a prova. Foi quando me veio a ideia de pesquisar mais e descobri que na escola que trabalho ninguém sabia como lidar com isso. Quero responder algumas questões com esse trabalho: O que falta na formação para que o olhar técnico e sensível dos futuros educadores possa identificar e lidar com as altas habilidades e superdotados? Por que todos os outros distúrbios têm grandes artigos/estudos e esse tem tão pouco?

JUSTIFICATIVA/ PROBLEMATIZAÇÃO

“A criança responde às impressões

que as coisas lhe causam

com gestos dirigidos a elas.”

Henri Wallon

  1. É importante que se realize estudo sobre a educação de alunos com altas habilidades e superdotados porque como educadores temos que ter o olhar sensível para identificar características distintas e pessoais de alunos que se destaquem negativa ou positivamente dos demais alunos de mesma faixa etária ou nível escolar, isso inclui todos os deficits dos alunos chamados de “especiais” como também inclui os alunos em questão nesse estudo; para que possamos cumprir com o nosso dever de fornecer uma formação humana integral capaz de questionar e analisar questões do cotidiano com cidadania e uso prático a todos os nossos alunos. Pesquisar sobre esse tema é uma boa oportunidade de mostrar a dificuldade do sistema e dos professores de incluírem esses indivíduos no âmbito escolar e pode fomentar o interesse sobre o assunto em outros profissionais de educação.
  1. O que falta na formação dos educadores para que sejam eficientes nesses casos?
  2. Quais as soluções para o problema de socialização da maioria dos alunos superdotados e com altas habilidades?
  3. Como posso deixar meu olhar mais sensível as variações de comportamento de todos os tipos de superdotação e altas habilidades?
  4. Como trabalhar em conjunto com a escola, pais e sociedade?
  5. Quais recursos são necessários para melhor atendimento a essas crianças?

OBJETIVO GERAL

  1. Aprender mais sobre altas habilidades e superdotados aprimorando o olhar técnico e sensível dos futuros educadores para que possam identificar, lidar e aprender a encaminhar e acompanhar este aluno para diminuir a evasão, os problemas de socialização e o mal aproveitamento de tais habilidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. -Preparar os professores ainda na formação a lidar com alunos que apresentem tais características.

-Identificar e analisar os problemas e soluções na socialização desses alunos.

-Adquirir um olhar sensível as diferentes e tão variadas características que norteiam esse tema.

-Elaborar maneiras de se trabalhar de forma inclusiva com alunos, pais e sociedade.

-Estabelecer de forma dinâmica e aberta os recursos materiais para se trabalhar com esses indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com