TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altas habilidades

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

Altas habilidades atividade 1

Pode-se verificar que a legislação, bem como as políticas públicas, tem avançado bastante no âmbito da Educação Especial e especificamente na área das altas habilidades/superdotação, sobretudo com a consolidação do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Os trechos abaixo, recortados do texto base da presente unidade ilustram essa afirmativa.

Visando refletir sobre os principais avanços do tema em questão, leia os trechos e responda as questões:

a) [...] o Atendimento Educacional Especializado (AEE) decorre de uma nova concepção de Educação Especial [...]
_Quais as principais características dessa nova concepção de Educação Especial? Cite no mínimo duas.

b) [...] o AEE é o serviço da Educação Especial que contribui para o processo de inclusão e consequente ressignificação de saberes e práticas da educação escolar comum [...]
_Como você identifica essa ressignificação a partir da melhoria das condições de trabalho e/ou na relação de ensino aprendizagem dos sujeitos da educação?

c) [...] o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem [...]
_Apresente, no mínimo, duas barreiras que o AEE enfrenta e qual(is) a possibilidades delas serem superadas.

d) [...] o AEE deverá ser realizado prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais (SRM) da própria escola ou em outra escola de ensino regular [...] podendo proporcionar estratégias de ensino planejadas para promover altos níveis de aprendizagem, produção criativa, motivação e respeito às diferenças de cada aluno; oportunidades para a descoberta do potencial dos alunos nas diversas áreas do ensino [...]

_Identifique e explique dois tipos de recursos e/ou práticas pedagógicas que podem ser oferecidos e/ou desenvolvidos numa sala de recursos multifuncionais, que atendam as particularidades de alunos com altas habilidades.

Valor: 10,0 pontos

a) [...] o Atendimento Educacional Especializado (AEE) decorre de uma nova concepção de Educação Especial [...]
_Quais as principais características dessa nova concepção de Educação Especial? Cite no mínimo duas.

O aluno que apresenta a condição de pessoa com altas habilidades/superdotação necessita receber atendimento educacional especializado, que seja específico às suas necessidades visando o favorecimento do desenvolvimento de suas potencialidades. 

O objetivo dos programas para atender alunos superdotados não deve centrar-se apenas no que o aluno poderá fazer em prol da sociedade. O interesse deve estar centrado em garantir o direito que esses alunos possuem em desenvolver da melhor forma possível suas capacidades, cabendo à sociedade estimular e valorizar os seus avanços. 

O AEE é o serviço da Educação Especial que contribui para o processo de inclusão e consequente ressignificação de saberes e práticas da educação escolar comum, constituindo-se em uma das condições para a inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. De forma geral, o AEE visa promover um atendimento educacional, sendo que para AH/SD, o enriquecimento e uma de suas principais funções, o que em muito pode contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial, emocional dos alunos AH/SD por meio de aprendizagens que diferem dos conteúdos curriculares, mas que são necessárias para transpor as barreiras que limitam o acesso ao saber. Para tanto, se utiliza de estratégias teórico-metodológicas diferenciadas daquelas aplicadas usualmente em sala de aula, priorizando a exploração do lúdico e da criatividade sem se tratar, portanto, de reforço escolar, apesar das atuações da educação especial ao longo dos anos terem deixado margem para isso.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44879/atendimento-educacional-aos-alunos-com-altas-habilidades-superdotacao#ixzz466bE48CS

b) [...] o AEE é o serviço da Educação Especial que contribui para o processo de inclusão e consequente ressignificação de saberes e práticas da educação escolar comum [...]
_Como você identifica essa ressignificação a partir da melhoria das condições de trabalho e/ou na relação de ensino aprendizagem dos sujeitos da educação?

Acredita-se que ambos são importantes no processo ensino aprendizagem para o Atendimento Educacional Especializado, visto que as condições de trabalho para o profissional são muito importantes para que proporcione um acolhimento ao aluno adequadas e que realmente irão atingi-lo em suas particularidades. A  relação ensino aprendizagem no que se refere ao AEE para AH/SD deverá contribuir para uma inovação didática e pedagógica, bem como o interesse e comprometimento por parte de todos os profissionais da escola, no desenvolvimento de saberes e práticas que considerem as potencialidades, talentos e criatividade de cada um destes alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com