TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA ALTAS HABILIDADES

Por:   •  18/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  1.467 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO        

        O presente trabalho tem como por objetivo elucidar saberes pertinentes as práticas desenvolvidas no NAAHS (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades), referente a disciplina Educação Especial na Perspectivas da Inclusão: políticas públicas e legislação, ministrado pelo professor Carlos Eduardo Gonçalves Leal, do curso de pós- graduação em Educação Especial da Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Esta construção teórica/metodológica foi orientada no sentido de aliar conhecimentos teóricos já constituídos na disciplina com conhecimentos práticos pertinentes a atuação da equipe pedagógica da instituição, como forma de apropriação de saberes e vivências que juntas constituam uma aprendizagem significativa e engajada no desenvolvimento da mesma.

        O presente relatório tem o propósito de investigar o funcionamento e trabalhos realizados na instituição NAAHS (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades), por meio de uma pesquisa de campo ao espaço que transcorreu no dia 1º de julho de 2016. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, se utiliza de entrevista dentre outros instrumentos de coletas, como fotografias. Tesch (1990) reforça dizendo que: “Os dados qualitativos incluem também informações não impressas em palavras, tais como pinturas, fotografias, desenhos, filmes, vídeos tapes e até mesmo trilhas sonoras”.

        Para articulação e desempenho dos objetivos do presente trabalho, este se encontra estruturado em: Introdução, Identificação da instituição, Delineamento da pesquisa de campo e Considerações finais.

        Na primeira parte contemplamos breves considerações sobre os delineamentos e objetivos do trabalho. No segundo momento revelamos fatos pertinentes à observação da instituição no seu aspecto físico, além da caracterização dos serviços, em seguida discorremos as observações. Impressões e experiências colhidas durante a visita. Por fim, dissertamos sobre o que visualizamos de positivo e negativo nesta prática, dispondo as exposições finais.

  1. INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

        O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S) fica localizado na Rua Hermínio Conde , 1185 – Bairro: Tabuleta – CEP: 64019-700 – Teresina / PI. Telefone: (86) 3216-2627/ (86) 3229-5679.

        Tal instituição é beneficiada pela Secretária de Educação Especial MEC/ SEESP que investiu no desenvolvimento de políticas de inclusão educacional com o Projeto Piloto de implantação de Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação em âmbito nacional. Para a concretização desse projeto o MEC/SEESP em parcerias com UNESCO desenvolveu as ações: capacitação de multiplicadores dos núcleos, distribuição de material didático e pedagógicos, equipamentos para organização das unidades de atendimento. Em agosto de 2008, foi realizado a inauguração do NAAH/S com sua sede própria.

         O NAAH/S tem objetivo de promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação nas escolas públicas de educação básica do Estado do Piauí, possibilitando sua inclusão efetiva no ensino regular e divulgando conhecimento sobre o tema nos sistemas educacionais, nas comunidades escolares, nas famílias como todo.

        Ao que concerne o aspecto do material pedagógico, a escola conta com material didáticos, globo, acervo bibliográfico (doações), livros didáticos, CDs infantis, jogos educativos, computadores, materiais artísticos para as oficinas de arte, materiais de apoio didático, material de expediente, material de consumo, dentre outros. Nessa perspectiva, demonstrou a preocupação em deter os mais variados recursos pedagógicos, que aliados com uma prática efetiva do Núcleo possa estimular as habilidades do educando no intuito de garantir uma aprendizagem significativa a todos.

        O espaço físico da pesquisa constituí em; 1 (uma) sala diretoria, 1 secretaria, 1(uma) sala da psicóloga, 5 (cinco) salas de atendimento, 1 (um)  pátio coberto, 3 (três)  banheiros, 1 (uma) cozinha, 2 (dois) depósitos. Apesar de ser um prédio muito antigo podemos afirmar que está bem conservado, mas infelizmente não há um banheiro exclusivo para deficientes.      

        No contexto do quadro de funcionários da instituição percebemos que é bem restrito, com 1 (uma) psicóloga e

2. DELINEAMENTO DA PESQUISA DE CAMPO

                O NAAHS de Teresina desenvolve um trabalho de atendimento aos alunos que são identificados com altas habilidades, esses são encaminhados pelas escolas, famílias, conhecidos e até mesmo a auto indicação e dentro da habilidade de cada um, ou seja, na área de conhecimento que eles mais se identificam, a instituição é composta por uma equipe de profissionais que se resume entre professores e um psicólogo, são realizados trabalhos específicos e individualizados para aquela área, incluindo também a conscientização social e formação em altas habilidades para professores, estudantes e para a comunidade em geral, tendo duas formações no ano. Além da formação, a instituição também oferece acompanhamento psicológico aos pais dos alunos.

        Dentro do regulamento da instituição o aluno com altas habilidades deve estar devidamente matriculado no ensino regular e o atendimento no NAAHS acontece no contra turno, que são dois dias na semana durante duas horas de acompanhamento, mas como a dificuldade de transporte para esses alunos é muito grande, o atendimento está sendo realizado uma vez na semana com a duração de quatro horas contemplando a carga horária. O NAAHS recebe somente crianças com características de altas habilidades/ superdotação, porém se o aluno tiver diagnóstico de uma outra necessidade especial atrelado a altas habilidades, isso não vai impedir o atendimento. Definir altas habilidades não é fácil, não existe laudo para uma pessoa superdotada, tem somente um questionário com pré-requisitos que são preenchidos pela escola que encaminha a criança, que passa por um processo de observação assistida que dura de 4 a 16 semanas acompanhados por professores e psicólogo, a instituição não é aberta somente a escola pública, também recebe alunos de escola privada, o aluno e a família são devidamente informados sobre o processo de avaliação.

        Identificar uma criança com altas habilidades/superdotação é algo complexo, muitas vezes pode ser confundido com precocidade, ou até mesmo “dom” uma criança com dois anos de idade saber ler sem nenhum estimulo dos pais é um indicio que ele possa ter altas habilidades, porém se ele vai ter não se sabe, mas é com base nessa característica que o profissional vai trabalhar, segundo o NAAHS “se essa característica for bem trabalhada ela pode sim ser evoluída, como também pode estagnar de acordo com seu crescimento e se igualar a inteligência de seus pares” (crianças da mesma idade). Uma pessoa com altas habilidades/superdotação quando não se tem um acompanhamento profissional pode até virar um líder do mal, sendo um fator de risco não só para ele, mas para a sociedade ou até mesmo para a nação, muitos casos comprovam essa afirmação como o Hitler, Fernandinho Beira Mar, dentre outros... o NAAHS trabalha para estimular as altas habilidades até o ponto que o próprio aluno se sinta satisfeito consigo mesmo, pois acredita que no ensino regular com salas superlotadas, uma professora não pode parar e dar uma atenção especial para aquela criança, então o núcleo com salas especiais, funciona com a perspectiva de intensificar essa habilidade, diante disso, percebe-se a importância do núcleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com