TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altas Habilidades - Miguel

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE SÃO MARCOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSÃO

DISCIPLINA: ALTAS HABILIDADES

ALUNOS: LUIZ HASSE E RAFAEL ROSA

TRABALHO AVALIATIVO - MIGUEL

        De acordo com a Teoria dos Três Anéis de Renzulli, como se percebem os traços indicadores de Altas habilidades no caso do Miguel?

        Percebe-se facilmente a ocorrência de cada um dos três anéis de Renzulli no menino Miguel, na história de  Tony Bradman e Tony Ross, sendo os três anéis:

- Habilidade acima da média.

- Criatividade.

- Motivação.

        A habilidade acima da média pode ser percebida na facilidade que Miguel tem com a leitura de temas mais profundos que os estabelecidos pelo currículo para a sua idade e os cálculos matemáticos e experimentos científicos, aqui sendo também capaz de atingir níveis mais complexos que a média das crianças de sua idade. Razão pela qual os conteúdos e as aulas apresentados a ele são desinteressantes.

        Miguel também mostra-se bastante criativo, dedicando-se aos desenhos e a experimentos não-convencionais, fugindo do padrão estabelecido pela rotina da escola com seus modelos estereotipados. Nestas atividades ele também mostra um desempenho acima da média. Outras marcas da criatividade são a tendência em fazer e se comportar de forma diferente da maioria das pessoas e do que se espera dele, granjeando-lhe a reputação de menino levado.

        Finalmente, a motivação de Miguel se torna evidente no empenho e realização do projeto com o foguete, ao qual ele se dedica a despeito não apenas da falta de estímulo dos professores e do ambiente que o cerca, mas inclusive de tentativas de demovê-lo de seu intento. Esta última característica, a motivação e envolvimento com a tarefa que estabeleceu para si, aliada às suas habilidades acima da média com o raciocínio matemático e ciências exatas e sua criatividade como desenhista, projetista e cientista experimental leva à concretização bem-sucedida da tarefa: na ficção da história, um foguete que é capaz de voar.

        Concluímos que no caso de Miguel estas três características se interligam e complementam, formando o modelo clássico de Renzulli.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com