TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altas Habilidades

Trabalho Universitário: Altas Habilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

A nomenclatura para designar os alunos habilidosos vem sendo discutida ao

longo dos anos. O Conselho Europeu adota “Altas Habilidades”, já o Conselho Mundial prefere “Superdotação” ou “Talentosos”, como explica Santos (1999).

A quantificação das propriedades intelectuais só se concretizou com a ampliação da escala de desenvolvimento da inteligência no início do século XX pelo psicólogo francês Alfred Binet. Essa escala estabelecia a relação entre o que se esperava de uma criança, com desenvolvimento dito normal, no decorrer do processo cronológico.

Os estudos de Binet e Théodore Simon resultaram na construção do conceito de idade mental, noção resultante da contraposição das tarefas que uma criança fazia no decorrer do seu desenvolvimento de acordo com a sua idade cronológica.

A Escala idealizada por Binet foi utilizada inicialmente para identificação de crianças com menor desenvolvimento mental, mas depois serviu também para identificar as crianças com idade mental mais alta que as demais crianças da mesma idade.

Em 1916, Lewis M. Terman divulgou a Escala de Inteligência Stanford-Binet,

índice que se propunha sintetizar a quantificação da inteligência, através do estabelecimento de uma relação entre a idade mental da criança e sua idade cronológica (idade mental / idade cronológica x 100).

O pesquisador J. P. Guilford levou muitos outros pesquisadores a considerarem a inteligência como mais que uma habilidade vasta e única. Ele via a inteligência como

um apanhado diversificado de habilidades intelectuais e inventivas.

No ano de 1991, Ramos-Ford e Gardner sugeriram uma nova maneira de analisar a inteligência ou dotação, através de uma teoria que tem sido mencionada como a teoria da inteligência múltipla. Eles definiam a inteligência como sendo “uma habilidade, ou um conjunto de habilidades, que permite a um indivíduo resolver problemas ou fenômenos que são característicos de um momento ou de um contexto cultural específicos, ou que são deles conseqüentes.

O contexto atual faz com que as crianças e os jovens, desenvolvam “habilidades intelectuais ”, como o raciocínio lógico, a memorização. Além da habilidade de inovar, pois os conhecimentos chegam com muito mais rapidez em nossas mãos, causando constantes transformações, de acordo com Virgolim (2007).

Segundo o MEC, as altas habilidades/superdotação são classificadas em:

a)Intelectual: apresenta flexibilidade, independência e fluência de pensamento,

produção intelectual, julgamento crítico e habilidade para resolver problemas;

b)Social: revela capacidade de liderança, sensibilidade interpessoal, atitude

cooperativa, sociabilidade expressiva, poder de persuasão e influência no grupo;

c) Acadêmico: com capacidade de atenção, concentração, memória, interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas e capacidade de produção;

d)Criativo: com capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras, facilidade de auto-expressão, fluência, originalidade e flexibilidade;

e)Psicocinestésico: que se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas

e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motoras; e

f)Talentos especiais: que pode se destacar nas artes plásticas, musicais,literárias e

dramáticas, revelando capacidade especial e alto desempenho em tais atividades.

É importante ressaltar que podem aparecer diversos tipos de habilidade, pois a criança pode desenvolver dois ou mais tipos dos citados acima.

São chamadas de “precoce”as crianças que apresentam alguma habilidade específica prematuramente desenvolvida em qualquer área do conhecimento, como na música, na matemática, nas artes, na linguagem, nos esportes ou na leitura e de “prodígio” a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com