TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Das Celulas

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Das Celulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Graças ao estudo celular passamos a entender com mais detalhe seu funcionamento e benefícios para nossa vida, ampliando assim ainda mais nosso conhecimento na área.

Considero que o estudo celular, cada vez mais vem contribuindo não somente na área da medicina, mas também em outras áreas da saúde.

Sabemos que, nosso corpo é constituído por milhares de células e são nas células que ocorrem vários processos, tanto bioquímico como físico,é somente através de estudos e técnicas aplicadas que teremos o diagnóstico e funcionamento do nosso corpo, desde o mais simples ao mais complexo.

Na área relacionada a medicina, considero que, a descoberta das células-tronco é de elevada importância na cura e prevenção de muitas doenças, pois é no interior do núcleo da célula primitiva que existem todas as informações necessárias para toda a vida do futuro ser que esta célula originará.

O estudo da Biologia Celular vem contribuindo muito não somente para a medicina mas para outras áreas como a agricultura, meio ambiente, e etc. Enfatizando a área da medicina, o nosso corpo é constituído por milhares de células e são nelas que ocorrem vários processos, tanto bioquímicos quanto físico As células O estudo da Biologia Celular vem contribuindo muito não somente para a -tronco são de elevada importância na cura e prenvenção de doenças, pois é no interior do núcleo da célula primitiva que, existem todas as informações necessárias para toda a vida do futuro, que esta célula originará. As células-tronco mais utilizadas na atualidade são as do cordão umbilical, da placenta e medula óssea.

No caso do câncer, uma das maiores dificuldades encontradas nas terapias tradicionais são as falha clínicas. Em casos do câncer avançado as doses necessárias para erradicar o câncer também são mortais para pacientes. Outro problema enfrentado é que alguns pacientes podem não responder a quimioterapia, devido a um mecanismo biológico que faz com que estas drogas para “Jam”, antes de tornar efeito e matar não somente as células cancerosas, mas também células normais.

Certos tipos de vírus também estão relacionados com o aparecimento das células canserosas. Os vírus causadores da hepatite B e C atacam células hepáticas, e estão relacionados com o aumento da incidência do câncer nestas células. O vírus da AIDS é indiretamente responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer, devido à baixa imunidade do organismo. Outro exemplo é o papiloma vírus, cujo vírus produz proteínas que ligam a proteínas supressoras de tumores (como p53 e pRB), inativando-as. Dessa forma há uma danificação dos mecanismos de proteção do DNA celular.

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade. A radioterapia é o tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos no tratamento dos tumores. Já a quimioterapia consiste em um tratamento que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com