TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de absorção e disgestão

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

NOME:  Mariana Pardo de Oliveira        


TURMA:          B        

ESTUDO DIRIGIDO: DIGESTÃO E ABSORÇÃO

  1. Descreva quais os processos de digestão que ocorrem na boca, esôfago,  estômago, intestino delgado e cólon.

Boca: digestão de amido pela amilase salivar (ptialina) produzida e liberada pelas glândulas salivares.

Esôfago: órgão em forma de tubo, responsável pela conexão entre a faringe e o estômago. Através dos movimentos peristálticos, ele empurra o alimento para o estômago.

Estômago: digestão de proteínas em fragmentos menores pela pepsina.

Intestino delgado: digestão de carboidratos (sacarose, maltose, lactose e amido), lipídeos e proteínas pela ação de sacarase, maltase, lactase e amilase pancreática, lipases e tripsina, respectivamente.

Intestino grosso (cólon): Nele ocorre absorção de água e de certos eletrólitos; síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais; armazenagem temporária dos resíduos; eliminação de resíduos do corpo (defecação).

  1. Em relação ao recém-nascido:

  1. Explique a razão de não introduzir vegetais (frutas, sopas de legumes) antes de 3-4 meses de vida

     Não se deve introduzir vegetais  na alimentação de bebês nos 4 primeiros meses de vida devido ao fato de esse ainda não possuir um trato digestivo preparado para metabolização de tais compostos. Além disso, o leite materno possui todos os nutrientes necessários ao bebê até os seus 6 primeiros meses de vida.

  1. Quais as enzimas que seriam mais especificas para a digestão e absorção do leite materno

     A enzima específica para a digestão e a absorção do leite materno é a renina. Essa enzima é produzida pelo estômago de recém-nascidos e crianças e quando em contato com a proteína caseína, encontrada no leite materno, leva à coagulação deste, dificultando assim, a ação de outras enzimas sobre o leite.

3-   Analise o peptídeo que é mostrado abaixo. O primeiro aminoácido (Serina = Ser) tem a extremidade amínica (NH3) livre. O último tem a Fenilalanina (Fen) com a extremidade carboxílica livre. Quantos serão os peptídeos gerados pela digestão da quimotripsina? Mostre na figura os sítios de lise da ligação peptídica

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

  1. Um médico prescreveu nutrição enteral para um paciente que não tinha o pâncreas exócrino funcional (não nenhuma enzima digestiva). Ele optou por uma dieta rica em triglicerídeos de cadeia média, sacarose e di e tri peptídeos. Justifique a escolha dele. Se discordar, justifique também.

          A decisão do médico foi equivocada. Na nutrição enteral não deve haver os compostos citados acima, uma vez que como o paciente não possui a parte exócrina do pâncreas funcionando, ele não será capaz de produzir as enzimas responsáveis pela digestão de lipídeos e carboidratos. Apenas com a ação da bile, a digestão será apenas facilitada e não completamente executada, uma vez que a substância biliar não tem ação enzimática disgestiva. Consequentemente, a digestão do paciente ficará comprometida.

  1. Compare a absorção da galactose e do glutamato.

         Por se tratar de um monossacarídeo e um aminoácido, a absorção de galactose e glutamato são distintas. A galactose se origina da hidrólise (quebra por adição de água) de um carboidrato e sua absorção se dá no intestino delgado. Essa é transferida para a corrente sanguínea por meio do processo de difusão, no entanto há gasto de energia em sua maioria, uma vez que, geralmente, ocorre contra o gradiente de concentração. Do sangue, o monossacarídeo segue em direção ao fígado e nele dá origem a um intermediário que é incorporado à molécula de glicogênio. Já o glutamato também é absorvido no intestino, todavia esse aminoácido, em sua maioria, não segue para a corrente sanguínea. Ele, na verdade, é absorvido pelo intestino e utilizado por este como fonte de energia, e 50% dele composto é metabolizado em CO2. Já o glutamato produzido pelo próprio organismo é essencial, uma vez que, além de ser unidade constituinte de proteínas, ele também age como um neurotransmissor excitatório do sistema nervoso.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com