TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gattaca - Uma Experiência Genética

Dissertações: Gattaca - Uma Experiência Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  5.933 Visualizações

Página 1 de 6

Apesar de ser um filme de ficção, a riqueza de detalhes e a preocupação com a máxima aproximação da realidade fazem do filme "Gattaca - Experiência Genética" um excelente recurso didático para a ilustração e contextualização dos principais conceitos trabalhados no conteúdo de genética, bem como para a discussão das implicações sociais advindas da utilização desse conhecimento. O filme aborda tanto a genética clássica, através da apresentação do vasto conhecimento acumulado pelas pesquisas científicas nessa área da Biologia, como também os aspectos éticos suscitados pela utilização das informações existentes sobre o genoma humano, recentemente sequenciado.

Além do tratamento de questões específicas da área de Biologia, chamar a atenção dos alunos para a relação entre a eugenia e os princípios do Nazismo e de outras tentativas históricas de se produzirem “raças puras e superiores” possibilita um rico debate sobre a questão do preconceito e da discriminação racial. Essa discussão, embasada nos conhecimentos genéticos, possibilita, também, a desmistificação do conceito de raça.

a)      Quais os principais personagens do filme?

      Os principiais personagens do filme são: Vincent Anton Freeman (Protagonista), que é considerado invalido pela sociedade, devido seu material genético e vai em busca de seu sonho de seguir carreira espacial, Anton Freeman, seu irmão que foi planejado e manipulado geneticamente considerado superior a Vincent, Jerome, portador de um código genético (manipulado) 93% perfeito, atleta, que sofre acidente ficando paraplégico e possibilita o sonho de Vincent com a venda de seu material genético e  Irene Cassine por quem Vincent se apaixona e têm um relacionamento amoroso.

b)      Qual a historia da família de Vincent?

      A família de Vincent pode ser considerada comum, pai, mãe e filhos, porém um motivo em especial fez com que os afetos familiares fossem distribuídos de forma diferenciada entre os filhos, Vincent tinha a saúde frágil, sendo seu mapeamento genético com a descrições das possibilidades de aquisição de doenças descritas no momento de seu nascimento, causando desgosto ao seu pai Anton, que não permitiu que a mãe pusesse seu nome em Vincent, sua mãe acreditava que com amor traria a felicidade, e que essa descrição não afetaria no futuro de seu filho, enganava-se, pois, neste período, as manipulações genéticas tornam-se cada vez mais essenciais para a sociedade, tornando Vincent um problema, um invalido e rejeitado, sua mãe em vez de desgosto aparenta se sentir culpada por não ter feito uma manipulação genética permitindo que Vincent nascesse frágil, sendo assim redobra os cuidados com ele. Como os pais de Vincent queriam ter um novo filho não cometeram o mesmo “erro” com Anton, isso mesmo, esse o pai de Vincent teve orgulho de por o seu nome já que foi manipulado geneticamente para que tenha amplas qualidades, sendo assim, Vincent se sente inferior a Anton e esse pensamento não só é o de Vincent mas também de toda família.

c)      Como foram gerados os irmãos Vincent e Anton?

     Vincent foi concebido naturalmente em um carro reviera em Detroit, sua mãe afirmava que uma criança concebida com amor traria felicidade, porém quando Vincent nasce de parto normal a primeira operação que fizeram foi um exame de seu DNA, que indicou a probabilidade de suas doenças hereditárias sendo: 99% de chances de problemas cardíacos, 72% problemas neurológicos, 42% depressão maníaca, 79% problema de atenção 89% de potencial de morte prematura, sendo sua perspectiva de vida 30 anos. Já Anton o segundo filho do casal, foi planejado, seus pais não queriam que seu próximo filho sofresse com as doenças hereditárias de Vincent, então fizeram fertilização invito com manipulação genética e inseminação artificial, para que Anton tivesse características físicas de atleta e as mínimas probabilidades de problemas de saúde futuras.

d)     Qual era o sonho de Vincent e o que o impedia de realizá-lo?

      Vincent tinha paixão pelos planetas desde criança e a ambição de seguir uma carreira espacial, viajar para o espaço, conhecer as estrelas, talvez fosse uma forma de fuga da realidade da sociedade que o menosprezava, tornou-se com o tempo com as negativas de emprego devido seu código genético, por mais que se esforçasse, outro desejo nasceu driblar as restrições de classe, a segregação, se integrar na elite intelectual e moral de GATTACA para realizar o sonho de infância e ir para o planeta Titã, satélite de júpiter. Contudo Vincent vai em busca de todas as maneiras possíveis para superar suas limitações. Entretanto, sua luta não é apenas contra o sistema GATTACA, mas contra si mesmo, contra seus restos corporais capazes de denunciá-lo como um invalido.

e)      Como Vicent resolve a situação para realizar seu sonho?

     Mesmo Vincent estudando, se esforçando, não conseguia a vaga de emprego tão esperada para a realização de seu sonho, sendo o único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com