TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À DEFICIENTES AUDITIVOS

Por:   •  26/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL [pic 1][pic 2]

SENAI VOLKSWAGEN

BRUNO REDONDO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À DEFICIENTES AUDITIVOS

São Bernardo do Campo

2013

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL [pic 3][pic 4]

SENAI VOLKSWAGEN

BRUNO REDONDO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À DEFICIENTES AUDITIVOS

Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas de Redação do curso de Técnico em Mecatrônica do CFP SENAI Volkswagen sob a orientação da Professora Márcia Garbini Franco.

São Bernardo do Campo

2013

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL [pic 5][pic 6]

SENAI VOLKSWAGEN

BRUNO REDONDO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À DEFICIENTES AUDITIVOS

Data de aprovação ____/____/____

__________________________________

Márcia Garbini Franco

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

AGRADECIMENTOS[pic 7]

                Agradeço primeiramente a Deus. À minha namorada, Bárbara Fernandes, pela força dada na realização do estudo. Ao professor Cleiton Mendes pela inspiração e motivação no estudo relacionado a eletrônica digital.

                E também agradeço à professora do Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen: Márcia Garbini Franco.

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

(Madre Teresa de Calcutá)

                           

RESUMO[pic 13][pic 14]

        Este artigo, de cunho científico, é o resultado das pesquisas realizadas referente ao estudo do desenvolvimento da tecnologia IA voltada para inclusão de deficientes auditivos no âmbito social. A motivação de realizar tal estudo é proveniente da seguinte questão “Como se dá o desenvolvimento da tecnologia IA voltada para inclusão de deficientes auditivos no âmbito social?”. Diante disso, fez-se entender que seria necessário conceituar a Inteligência Artificial, conceituar a deficiência auditiva, e relação entre ambos. Sendo assim a pesquisa esta inserida na área de biologia, sociologia e tecnologia avançada. Para a realização de tal estudo foi feito uso de textos de estudo teóricos metodológicos. Podendo obter como resultado que a Inteligência Artificial é de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade, para facilitar a inclusão dos deficientes auditivos, no âmbito social.

Palavras-chave: Deficiência auditiva, Inteligência Artificial, inclusão.

SUMÁRIO[pic 15][pic 16]

INTRODUÇÃO

07

  1. CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

09

  1. CONCEITO DEFICIÊNCIA AUDITIVA

10

  1. RELAÇÕES

12

        3.1 Relação entre IA e a Deficiência Auditiva

12

        3.2 Influências da relação no convívio social

12

CONSIDERAÇÕES FINAIS

14

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

15

INTRODUÇÃO

                Este trabalho de pesquisa tem como tema Desenvolvimento da tecnologia IA voltada para inclusão de deficientes auditivos no âmbito social.

                     Ao atuar em aulas teóricas e práticas de eletrônica, pude de fato perceber o quão importante é a tecnologia em prol da humanidade. Vivenciando situações do cotidiano, relacionei o alto nível do poder tecnológico às dificuldades destes deficientes e decidi aprofundar-me no assunto.

 Softwares desenvolvidos no Brasil, já conseguem aproximar a interação deste grupo à realidade. O gerente da empresa Brava, Boris Wolfenson, coordenou uma equipe em um projeto chamado “Fone Fácil”, onde a tecnologia foi criada para possibilitar que os deficientes auditivos tenham também uma forma de se comunicar com a comunidade ouvinte. Este projeto consiste na seguinte situação: O deficiente envia uma mensagem de texto em seu smartphone à uma central de rede, que converte o texto enviado para áudio. Atualmente 50 surdos testam a funcionalidade do programa, onde a meta é de dez mil surdos utilizando a tecnologia.

Porém nem todos os deficientes, principalmente os de países não desenvolvidos e os subdesenvolvidos são devidamente alfabetizados, onde apenas 35% sabem ler e escrever corretamente. Logo o projeto “Fone Fácil” não iria trazer benefícios aos outros 65%. Então João Paulo Oliveira, juntamente com 4 outros estudantes de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criaram em parceria com a equipe da empresa Brava o projeto “PRODEAF”, que traduz libra em voz, e também faz o inverso.

Paulo Iudicibus, Diretor de Tecnologia e Inovação da Microsoft Brasil, pretende em parceria com as pessoas envolvidas nos dois projetos, melhorar e de fato implantar mundialmente, afinal 3% da população mundial é surda. A implantação está prevista para no máximo daqui a 3 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com