TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exemplo de Anamnese Médica

Por:   •  11/12/2021  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Anamnese

Paciente: C.S.H.

46 anos de idade.

Subjetivo

Paciente comparece á unidade com queixa de dor em ouvido direito, associado a zumbido. Relata ter tido a percepção de ter entrado um inseto no canal auditivo, dia 25/10/21 pela manhã. Informa que ao tocar ouvido sentiu leve incômodo e dor. Já teve episódio anterior de corpo estranho no ouvido e percebeu semelhança.

Nega alergia medicamentosa conhecida.

Nega ter sido submetido á lavagem de ouvido antes.

Objetivo

Ao exame BEG, corado, anictérico, acianótico, orientado.

Otoscopia: membrana timpânica integra, translucida, presença do triângulo luminoso bilateralmente. Presença abundante de cera no conduto auditivo, também bilateralmente. Sem dor ao exame.

Medições: Peso: 87,6 kg; Altura: 164 cm; IMC: 32,5 kg/m²: PA: 120/80 mmHg.

Avaliação

Foi descartada a presença de corpo estranho. Assim também, foi detectada a presença abundante de cera.

Plano

Foi prescrito Cerumim, e foi orientado ao paciente o retorno em 3 dias para a lavagem de ouvido.

Na maioria dos casos, o acumulo de cerúmen é assintomático, porém, a acumulação excessiva do mesmo pode ocasionar uma sintomatologia bastante incomoda como Perda de audição, dor de ouvido, plenitude de ouvido, coceira, tosse reflexa, tontura e zumbido.

A aparência e textura do cerúmen varia bastante, de ser mole ou pastosa a ser uma substância dura feito pedra. A coloração do cerúmen está relacionada com sua composição, mas não significa que uma coloração em especifica esteja relacionada com a saúde ou “normalidade” do canal auditivo.

Segundo as indicações da Academia Americana de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço para o gerenciamento da impactação de cerume, as indicações para a remoção do cerúmen incluem os pacientes sintomáticos e pacientes incapazes de expressar os sintomas (idosos ou indivíduos com alguma deficiência).

Em relação aos métodos de remoção de cerúmen impactado, é possível destacar os seguintes:

- Os cerumenolíticos (podem ser utilizados em pacientes sem histórico de infecções, perfurações ou cirurgia otológica). Observação: a utilização dos cerumenolíticos deve ser evitada caso houver suspeita de dano à membrana timpânica. Possíveis complicações: reações alérgicas, otite externa, dor de ouvido, perda auditiva transitória e tontura

- O método de irrigação Irrigação é um dos métodos maiormente difundidos para a remoção de cerume. Possíveis complicações: retenção de água atrás do cerúmen não removido completamente, resultando em maceração da pele e potencial infecção, perfuração da membrana timpânica, perda auditiva, zumbido, dor e vertigem também podem ocorrer, particularmente após irrigação agressiva para acúmulo de cerúme.

Em relação à reavaliação do paciente, cabe ressaltar que após da realização do tratamento adequado, os sintomas do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com