TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Tecnologo Em Radiologia Na Produção De Imagens De Qualidade

Por:   •  19/9/2023  •  Artigo  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

O PAPEL DO TECNOLOGO EM RADIOLOGIA NA PRODUÇÃO DE IMAGENS DE QUALIDADE

 

Aline de Borba Coelho, Bianca Schuster Portela, Julia Dalazen dos Santos, Vitor Emanuel Ruchel¹

Jessica Bruna Varela dos Santos²

  RESUMO

A imagem usada em campo nos exames, está inteiramente no dia a dia do Radiologista, e por isso deve se ter uma atenção redobrada para que ocorra com qualidade, pois, uma imagem com problemas, futuramente pode ocasionar problemas à instituição, ao profissional responsável e até mesmo ao paciente que necessita de cuidados. Entende-se por radiologia, a área do conhecimento que realiza a foto do corpo humano, ou seja, o técnico e/ou tecnólogo que atua no setor de diagnóstico por imagem para registrar a imagem especificamente determinada parte do corpo do paciente, para fins de acompanhar o estado de saúde do mesmo. A qualidade do exame indicará a certeza do diagnóstico médico, ou seja, é essencial para que o médico visualize claramente as estruturas do corpo humano baseadas na densidade e na anatomia devida a cada área do corpo humano, auxiliando num diagnóstico de grande precisão decorrente da qualidade do exame, já a falta de qualidade pode acarretar diversos problemas, como esconder lesões, e até mesmo doenças, entre vários outros fatores de suma importância para o diagnóstico do paciente. Já os exames com qualidade, além de evitar inúmeros problemas, gerarão menos despesas para as instituições, já que não será necessária a realização de um novo exame, e logicamente darão credibilidade e notoriedade para a organização responsável e ao mesmo tempo para o profissional da radiologia.


Palavras-chave: Imagem de qualidade; saúde; profissional; raio x; diagnóstico; fatores de qualidade; laudo médico.


INTRODUÇÃO

    Todos profissional que se prese, precisa diante da sua profissão saber dar a qualidade em seu segmento, e fazer o que é lhe proposto nos anos de estudos, não somente no trabalho, mas em um todo ao seu redor. O profissional da Saúde em Radiologia com todos os outros ramos deve ter dedicação e conhecimento para alcançar os melhores resultados.

    Na faculdade os tutores acabam desenvolvendo um papel muito importante na vida de cada aluno, pois as informações mais importantes veem deles, e por isso acredita-se que um bom Radiologista se transforma já nos primeiros meses de aula com a melhor educação passada em sala de aula. A imagem utilizada em campo nos exames, está praticamente 100% no dia a dia do Radiologista, e por isso deve se ter uma atenção redobrada para que ocorra com qualidade, pois, uma imagem sem qualidade, lá na frente pode ocasionar problemas ao estabelecimento de trabalho, e até mesmo ao paciente que necessita dos cuidados através das informações que chegaram ao médico após o Diagnóstico por Imagem feita pelo profissional.

   Temos o objetivo em demonstrar neste trabalho os assuntos gerais sobre imagem de qualidade e quais os tipos de diagnósticos são demonstrados no Raio-X por imagem feito por um Tecnólogo em radiologia. Tendo conhecimento e aperfeiçoamento, o profissional poderá relatar em suas imagens as maiores informações anatômicas e fisiológicas do corpo humano.


Imagem 1 – Fatores de Qualidade na Imagem

[pic 1]

Fonte: Disponível em: https://dicasradiologia.blogspot.com/2019/07/qualidade-dos-exames-radiologicos.html Acesso em 16 maio 2022.

Na figura 1 pode-se observar os 4 fatores importantes para que se tenha um diagnóstico de qualidade. Seguindo esses fatores, podermos chegar a uma imagem de nítida e com segmento correto para que não ocorra problemas na hora da avaliação do Raio X.

  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    Tem-se por radiologia, a área do conhecimento que realiza a imagem radiológica do corpo humano, ou seja, o técnico que atua no setor de radiologia para registro da imagem de um paciente, devido a determinada parte de seu corpo, para fins de acompanhar o estado de saúde do paciente.

    Atualmente, o que se busca é a qualidade e a garantia de que a monitorização e a imagem são de qualidade, e identificam a saúde do paciente de forma real e efetiva ao quadro de vida deste.

 De acordo com:


Os profissionais devem ter a coragem de quebrar paradigmas. As enormes transformações na sociedade, no mundo, estão exigindo novas posturas. Estabelecer sólidos princípios de gestão é uma questão de sobrevivência. (TEODORO, 2010 p. 10)


   Conforme se orienta na legislação, os Profissionais que são formados em técnicas radiológicas no nível de graduação (tecnólogo) ou nível médio (técnico) precisam estar registrados pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia o (CONTER), para poder exercer a sua função no local de trabalho.

    O profissional técnico em radiologia é o especialista que com o auxílio dos equipamentos realiza exames de imagem e auxilia na interpretação destes, posicionando pacientes e profissionais da medicina quanto ao estado de saúde da pessoa.

     A qualidade do exame e da imagem indicará a certeza do diagnóstico médico, ou seja, é essencial para que o médico visualize as estruturas do corpo baseadas na densidade e na anatomia devida a cada área do corpo humano, auxiliando num diagnóstico de ata precisão decorrente da qualidade da imagem radiográfica.

     A qualidade da imagem decorre da densidade radiográfica, ou seja, óptica, quanto a qualidade da luz que passa pela radiográfica, o que possibilita ao médico que o exame seja analisado com ou sem foco de luz. Tal informação é de grande relevância, afinal os aspectos anatômicos do corpo precisam ser examinados, e demandam clareza entre distância do foco e do receptor da imagem.

Como descreve Feldman et al. (2005, p.16):


A qualidade é um processo essencialmente cultural e envolve a motivação, o compromisso e a educação dos envolvidos, que devem ser estimulados para uma participação de longo prazo no desenvolvimento progressivo dos processos, padrões e dos produtos da organização. A qualidade também deve ser vista como um processo dinâmico, ininterrupto e de atividade permanente de identificação de falhas nas rotinas e procedimentos, que devem ser continuamente revistos, atualizados e difundidos, com a participação da alta administração e de todos os colaboradores da empresa.

    Desta forma, ter uma imagem de qualidade é propiciar ao paciente e ao médico a certeza de um diagnóstico e tratamento adequado para vida da pessoa.



                                     Imagem 2 — Contraste da Imagem.

[pic 2]

Fonte:
 Disponível em: https://helioprint.com.br/blog/qualidade-de-imagem-radiografica/  Acesso em 10 Abril 2022.

Saber visualizar o contraste da Imagem acaba sendo muito importante na hora do diagnostico, o profissional precisa compreender a imagem e visualizar se a quilovoltagem (KV) está correta.

MATERIAIS E MÉTODOS


  A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida por meio da revisão da literatura.

Ela é o “primeiro passo [...], pois é através desse processo que novas teorias surgem, bem como são reconhecidas lacunas e oportunidades para o surgimento de pesquisas num assunto específico” (BOTELHO; CUNHA; MACEDO, 2011 p.22).

   Assim, o presente trabalho se deu por meio de pesquisa exploratória que, segundo Gil (2008), possui o objetivo de esclarecer ideias e conceitos, bem como proporcionar maior familiaridade com o problema.

   Segundo Whittemore e Knafl (2005) é uma abordagem que permite a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado, combinando os dados da literatura teórica e a da empírica.

No presente feito, foram estudados os temas de pesquisa com foco na imagem, no profissional de radiologia e na qualidade da imagem advinda deste exame para um diagnóstico preciso e correto ao paciente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (530.1 Kb)   docx (428.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com