TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel dos gerentes. Administração da qualidade

Seminário: Papel dos gerentes. Administração da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Seminário  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 3

Papel dos gerentes. Administração da qualidade.

Passo 1

O vídeo: “Funcionário Gato e Funcionário Cachorro”, de Daniel Godrin, mostra dois tipos de funcionários que, são exatamente, o exemplo de funcionários que agem com comportamentos iguais á esses animais, dentro de uma organização. Porém, ambos têm atitudes diferentes. “Pois o funcionário “cachorro” está sempre motivado, alegre e quando escuta alguém falando mal da própria empresa, o mesmo defende-a, dizendo:” o que é isso? “Porque você esta falando mal, eu conheço minha empresa, ela é extraordinária”. Já o funcionário gato, quando escuta alguém falando mal, ele já começa a se coçar e concorda, dizendo: “eu já ouvi falar também” e ajuda á falar mal, concordando junto.

O funcionário “cachorro” tem uma motivação fantástica, por exemplo: as normas dos governos, normas da empresa que não pode fugir, mas mesmo assim tem a motivação dentro de si e nas atitudes, ele ate nos ensina como atender um cliente, chegarão clientes bem ou mal vestidos, com pouco ou muito dinheiro, de bom ou mau humor, bêbado ou não e você vai ter que atender muito bem, vai precisar saber como atender; e o que é mais fantástico que ele tem, é a capacidade de perdoar, ao contrário do funcionário “gato”, que não tem essa capacidade. Esse é o segredo da excelência, ter a capacidade de perdoar as pessoas mesmo quando: um cliente que falará mal, isso vai alem da excelência, porque haverá clientes que estúpidos, que não o respeitarão e será preciso perdoar e dar a volta por cima. Desenvolvendo essa capacidade e tornando- se alguém melhor.

O funcionário “cachorro” já conhece o seu cliente, já conhece seu jeito, ele é persistente, tenta agradar o cliente ate conseguir um sim, busca um jeito de conquistar, como um marketing de relacionamento. Já o funcionário “gato” é preguiçoso, não se preocupa, não quer saber o que acontece com a empresa, fica julgando o outro funcionário como “puxa saco” e da risada quando acontece algo de errado com este funcionário.

Por fim, o funcionário “gato, é aquela pessoa sem interesse com os assuntos e situações da empresa, onde pra ele tanto faz, não se importa”. Já o funcionário “cachorro”, é aquela pessoa que faz toda a diferença dentro da empresa ou da própria equipe de trabalho, ele traz a motivação, a alegria para o ambiente em trabalha.

Passo 2

Segundo Barnard, que vem com a ideia da tomada de decisão, para melhorar o relacionamento entre o Sr. Bread, os seus funcionários e os clientes, primeiramente é preciso ouvir as sugestões e opiniões dos seus funcionários, para implementar nas suas decisões sobre o desempenho da padaria, de modo que, eles tenham uma participação nas decisões finais, com isso cria-se um vinculo de comunicações, trabalho cooperativo e dessa forma adquirindo a aceitação dos seus subordinados com comprometimento, para obter uma autoridade eficaz. Manter a formação de um sistema, para os funcionários, visando à motivação por meio de incentivos. Através dos oitos habilidades gerenciais propostas por Mintzberg, para o melhoramento sobre o desempenho do papel do Sr. Bread, que seria desenvolvendo e aprimorando estas habilidades em pratica constante. Colocando-as na prática da seguinte forma:

1 - Desenvolver e manter relações formais e informais com os colegas, do mesmo nível de hierárquico, ou seja, iniciar uma corrente de contatos, com comunicações dentro e fora da padaria (formais e informais) com colegas do mesmo ramo com capacidade de atender as necessidades verdadeiras entre si.

2 - Criar através da própria personalidade uma liderança com métodos de conduzir as realizações das tarefas com a equipe de subordinados do Sr. Bread;

3 - Ter a habilidade de resolução de conflitos, que engloba a habilidade interpessoal, ou seja, decidir com solução e também, ter a tomada de decisão para resolver os conflitos entre os colaboradores da empresa;

4 - Aprender a criar redes de informações informais, desenvolvendo comunicações para expressar ideias eficazes, como oficial e representante da padaria.

5 - Exercer a habilidade de tomar decisões, que são situações imprevistas que ocorrem e que é preciso ser resolvida, onde são inúmeros problemas, com muitas decisões, algo confuso e difícil de entender e de lidar.

6 - Habilidade de lidar com recursos limitados, ou seja, alocar dinheiro na padaria, decidindo quais atividades e projetos para alocar funcionários, a fim de que as escolhas sejam as melhores.

7 - Criar um clima em busca de inovar, com mudanças organizadas como: novas oportunidades e envolvendo a busca de problemas solucionados dentro da padaria.

8 - Habilidade de introspecção: é fazer uma auto - avaliação, voltando atrás e refletindo o seu cargo e o impacto que causa sobre a padaria “Q Pão”, aprendendo com a própria experiência, para fins melhores.

Passo 4

O Sr. Bread pode iniciar as mudanças dentro de seu negócio, á partir da relação dele com os seus funcionários, onde deve passar á interagir melhor com eles, para ganhar o respeito e a confiança dos mesmo. Com isso, o ambiente de trabalho ficará melhor, mais agradável para se trabalhar, assim tanto os funcionários, quanto o Sr. Bread, terão mais motivação em executar suas tarefas.

Conseguindo esta mudança no ambiente, é preciso que haja mudanças, também, na qualidade dos produtos e serviços da padaria. Todos deveram passar por um treinamento ou um curso de capacitação, cada um em seu setor, pois com isso, pode-se melhorar e muito a mão de obra da padaria, a qualidade no atendimento aos clientes e até mesmo, aos fornecedores. Se todos priorizarem a qualidade e aumentarem o rendimento de seus serviços, com certeza haverá um aumento no número de clientes, consequentemente o Sr. Bread terá condições de aumentar o quadro de funcionários, com isso, pode-se melhorar a escala de trabalho, diminuindo a carga horária e aumentando os dias de descanso, dos colaboradores, sem diminuição do seu salário.

É possível haver todas essas melhorias na padaria Q Pão, só dependem da parceria entre o chefe e a equipe, mesmo porque, ocorrendo essas mudanças, todos saíram ganhando: o Sr. Bread verá seu negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com