TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO TRABALHO DOCENTE NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  27/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS – CESBA

CURSO DE MATEMÁTICA

ANA LETICIA BARBOSA MONTELO

WEMERSON PIMENTEL SARAIVA

O PAPEL DO TRABALHO DOCENTE NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

BALSAS – MA

2018.1

ANA LETICIA BARBOSA MONTELO

WEMERSON PIMENTEL SARAIVA

UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO

Projeto apresentado ao Curso de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão como requisito parcial na composição da nota da matéria Prática Curricular na Dimensão Político-Social.

Orientadora: Profa. Dra. Lusitônia da Silva Leite.

Balsas – MA

2018.1

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o sistema educacional é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio, este é um direito assegurado a todo brasileiro. É essencial, pois, só por meio de uma educação de qualidade, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. E é um direito básico porque assegura o cumprimento de outros direitos.  

O Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 deixa claro que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Dessa forma, não restam dúvidas de que é dever do Estado proporcionar o acesso ao conhecimento através de uma educação de qualidade.

Nesse contexto, este trabalho se torna de suma importância, pois visa investigar e comprovar a veracidade de informações divulgadas por órgãos do Estado. Será utilizado os dados dos índices do governo, como o Índice da Educação Básica - IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos. O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH que é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que é um fundo que fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica – desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos. E também outros índices importantes que influenciam na educação do País.

O foco será analisar a situação e a administração da escola, comparando tais dados com os dados coletados na pesquisa de campo, que será feita posteriormente. Tais classificações refletem totalmente na educação oferecida à população, pois a renda do país influi muito nos investimentos que são feitos.

        Em vista disso, neste projeto serão apresentadas, baseadas em índices educacionais, algumas informações importantes sobre Educação Básica. Também será avaliada a qualidade de ensino da escola onde será feita a pesquisa de campo. Dessa forma conseguiremos comparar a qualidade da educação do município escolhido com os dados apresentados pelo governo, produzindo assim um material científico que servirá como base teórica para pesquisas posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com