TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Biologia Celular e Molecular

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6]

FRANCISCA JORDANA DE MORAIS SANTOS

[pic 7]

Portfólio apresentado ao Centro Universitário Inta – UNINTA ao curso de graduação em Nutrição como requisito à conclusão da Disciplina Prática de Biologia Celular e Molecular vigente no semestre 2022.1, ministrada pela(o) professor(a) Cirliane, Bruno e Lia.

SOBRAL/CEARÁ

2022


[pic 8]

A Biologia Celular e Molecular está relacionada ao estuda das células e do organismo, a célula é a principal estrutura, o elemento primordial dos seres. As células presentes são classificadas em eucariontes e procariontes, a diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência do núcleo, enquanto as eucarióticas tem um núcleo definido e uma estrutura complexa.

Este campo de estudo engloba a microscopia, as células animais e as células vegetais. As células são os menores componentes que constituem o organismo, elas são responsáveis por formar o corpo humano e manter o seu funcionamento correto. Um dos principais temas da Biologia Molecular é o DNA que é responsável pela hereditariedade, neste campo de estudo analisamos genes, cromossomos e outros aspectos moleculares.

A aula prática de Anatomia Humana aconteceu nos dias 23 de novembro e 07 de dezembro de 2022 no Centro Universitário UNINTA no laboratório de Microscopia 1 ministrados pelos professor(a)-tutor(a) Cirliane, Bruno e Lia onde aprendemos sobre definição de Biologia Celular e Molecular, Microscopia, observação de células e extração de DNA.


 [pic 9]

Título: Microscopia.

Objetivo: Conhecer a forma de uso do microscópio e estar apto para manipular o microscópio durante a focagem do material..

Metodologia: Iniciamos com uma breve explicação sobre microscopia, em seguida analisamos cada parte do microscópio e com a ajuda do tutor ligamos o microscópio e fomos seguindo as instruções de manuseio. Testamos várias objetivas, regulamos a intensidade da luz e fomos observando através do ocular e ajustando para melhor focalização.

Resultados: Podemos ver a grande importância do microscópio e representa um grande avanço na ciência. Podemos ver também o quanto o manuseio desse microscópio é importante para melhor observação de determinado material, pois com ele conseguimos ver, analisar e entendermos estruturas e seres que não são visíveis a olho nu.

Conclusão: A partir dessa aula prática podemos concluir que, o microscópio realmente facilita a ajuda a ciência a evoluir com experimentos e novas descobertas. Podemos concluir também que com o aumento das objetivas a focalização fica cada vez mais difícil de focalizar os detalhes.


[pic 10]

                                                             

                                                                                                                   

                   

                             

                                           [pic 11]

                                             FOTO 1 - MICROSCÓPIO

                                                                               

           

                                                                 

[pic 12]

Título: Célula Vegetal.

Objetivo: Conhecer a morfologia de uma célula eucariótica vegetal e observar núcleo, citoplasma e parede celular.

Metodologia: Iniciamos a aula com uma breve introdução sobre o que são células e os tipos celulares existentes, diferenciando as dos animais e vegetais. Em seguida fomos preparar a lâmina para observação da célula vegetal no microscópio óptico. Foi distribuída uma pequena camada da parte interna da cebola e com o auxilio de uma pinça, individualmente colocamos a camada da cebola sobre a lâmina. Com o corante azul de Metileno já diluído, adicionamos duas gotas na camada da cebola e cobrimos com a lamínula, pressionamos com o dedo por três segundos com cuidado para evitar a formação de bolhas. Com as lâminas montadas fomos observar no microscópio, através de várias objetivas e assim vendo qual a melhor focalização.

Resultados: Podemos observar que a célula vegetal apresenta as estruturas básicas de uma célula eucarionte: membrana plasmática, citoplasma, organelas celulares membranosas e núcleo, e na vegetal, há também a presença de parede celular vacúolo de suco celular e plastideos. Na célula podemos observar claramente a presença do núcleo, membrana e citoplasma.

Conclusão: Concluímos que as células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes as células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, a célula animal com diferentes aumentos, e assim perceber as partes constituintes da célula animal, diferenciando assim da célula vegetal.

[pic 13]

                             

 

                                [pic 14]

                                          FOTO 1 – CÉLULA VEGETAL

[pic 15]

Título: Célula animal.

Objetivo: Observar a forma, o tamanho de uma célula animal.

Metodologia: Começamos com o tutor distribuindo uma célula animal já pronta na lâmina para cada aluno observar no microscópio, logo em seguida posicionamos a lâmina contendo a célula animal no microscópio e fizemos a observação em diferentes objetivas, manuseando até chegar a uma que conseguisse melhor visualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com