TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sigmund Freud

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Associação livre

• Uso da hipnose como tratamento. Nestas técnicas, a tarefa do terapeuta seria colocar o paciente em estado hipnótico e sugerir ao paciente lembrar-se de eventos e superá-los. Freud passa a identificar que:

o nem todo paciente é sugestionável ou hipnotizável;

o muitas vezes a sugestão não tinha efeitos duradouros;

o a fala em si do paciente já lhe trazia sensíveis melhoras.

• Começou os seus estudos e criou a Psicanálise, uma terapia capaz de solucionar os problemas psíquicos dos pacientes. Freud propôs que os pacientes começassem a falar livremente, sobre tudo que viesse à cabeça. Assim, a partir do que o paciente traz à luz da sessão, o terapeuta poderá buscar sentidos no inconsciente do analisado. Gradativamente, Freud passa a permitir ao paciente falar mais em terapia. Assim, a terapia psicanalítica passa a ter dois elementos essenciais:

o associação livre: o paciente traz de forma livre as ideias que lhe vêm à cabeça,

o atenção flutuante: o analista mantém uma atenção flutuante, propondo correlações e evitando se prender ao superficial ou literal das palavras, bem como evitando prender-se às crenças do próprio analista.

1. Na primeira sessão de psicanálise, o paciente deve relaxar e falar de modo livre, sem censuras e obstáculos, tudo o que lhe ocorre na mente. Isso deve ocorrer desde as entrevistas preliminares, também chamadas por Freud de tratamento de ensaio, ou início do tratamento. O analista deve explicar ao analisando esta essência de como funciona o método da associação livre, para maior proveito da terapia.

• Escutar o analisando importava, porque Freud considerava que:

o a simples mecânica do falar já era parte de descarga da tensão psíquica;

o em termos de conteúdo, o que a pessoa diz sem planear está associado aos desejos que o inconsciente manifesta.

• Essas representações se apresentam para o analista e cabe a ele interpretá-las e propor elaborações ao analisando, apontando que:

o um conteúdo manifesto (o que o analisando falou)

o um conteúdo latente (os sinais não ditos que o analista interpretou)

• Por vezes as ideias do paciente parecem soltas e sem cabimento, e cabe ao psicanalista interpretar essa informação e mostrar que, na verdade, tem importância na causa do mal-estar e tem conexão com a forma de ser, pensar e agir do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com