TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Nervos Cranianos

Por:   •  14/11/2019  •  Ensaio  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 2]

  • Quem foi?

Nascido em Cós, ilha do mar Egeu, 460 A.C, de uma família de “médicos-magos”, Hipócrates foi uma referência no âmbito das ciências filosóficas e, principalmente, médicas da Grécia Antiga. Usualmente relacionado à Esculápio, deus grego da medicina, Hipócrates era um homem que realizava diversas viagens pelas mais variadas regiões do ocidente e do oriente, tais quais podem-se destacar Egito, Ásia Menor e Índia. Destarte, sua paixão pelo conhecimento aliada à influência adquirida pelos seus roteiros contribuiu em peso para sua formação como médico e como filósofo. Além disso, Hipócrates foi responsável por disseminar o pensamento médico racional por toda a Grécia Antiga, no período concomitante com grandes personalidades influentes da sociedade grega como Péricles, Tucídides, Fídias, Sófocles dentre outros. Falecido por volta de 377 e 370 A.C em Larissa, Tessália, seu legado rompe as barreiras da evolução temporal do conhecimento e, ainda hoje, é uma referência no campo da bioética e no tratamento primordial das enfermidades.    

  • O título e suas contribuições para medicina.

Hipócrates é reconhecido como “pai da medicina” por suas contribuições nas áreas da bioética e da medicina propriamente. Essa afirmação pode ser atestada por um dos seus aforismos (máximas que explicitam uma regra ou princípio de alcance moral) representado por “A enfermidade é uma manifestação da vida de um organismo como resposta a uma alteração em seu substrato, e não uma manifestação da vontade divina ou de espíritos malignos”. Nesse excerto, apesar de indícios históricos, como os textos homéricos, apontarem para a existência de uma medicina baseada na observação e nos exórdios do método científico, o início de uma mentalidade médica-filosófica que desvinculava o estigma do mito, cosmovisão mitológica amplamente utilizada na época, da metodologia médica é fomentada e difundida pelas civilizações ocidentais e orientais. Outrossim, é a partir dessa difusão de conhecimento que foi possível identificar uma Escola de pensamento Hipocrático, a Escola de Cós. Essa faculdade reúne os princípios teóricos conceituais do ensinamento medical desenvolvidos por ele como também por seus discípulos e serve de base fundamental para suas obras. Cabe também à Hipócrates, o estabelecimento de um juramento médico, atualmente preconizado na maioria das faculdades de medicina do globo, responsável por introduzir parte de sua filosofia ética e moral para os estudantes dessa ciência.

  1. Juramento de Hipócrates

“Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que eu levarei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu minha vida e minha arte boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”[pic 3]

  • CORPUS HIPPOCRATICUM

CORPUS HIPPOCRATICUM refere-se ao conjunto de obras das quais Hipócrates produziu. Dentre elas podem-se destacar:

  1. Aforismos
  2. Da Medicina Antiga
  3. Da Doença Sagrada
  4. Ares, Águas e Lugares (Obra de importante referência para viajantes e epidemiologistas do século XVII como doutrina de ideias)
  5. Da Cirurgia
  6. Das Fraturas
  7. Das Articulações
  8. Prognósticos
  9. Dos regimes das Doenças Agudas
  10. Das Úlceras

Observa-se pelos conteúdos das obras apresentadas uma visão científica a respeito do tratamento de enfermidades (2,5,6,7,8,9,10) e a indução da formação de um vínculo entre o médico e uma filosofia baseada na relação ética entre o doutor e o paciente (1,3 e 4).

  • Referências

1-CAIRUS, HF., and RIBEIRO JR., WA. Textos hipocráticos: o doente, o médico e a doença [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. História e Saúde collection.252p. ISBN 978-85-7541-375-3. Available from SciELO Books .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (104.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com