TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORQUE TER CONHECIMENTO SOBRE O FAZER DOCENTE

Artigos Científicos: PORQUE TER CONHECIMENTO SOBRE O FAZER DOCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

PORQUE TER CONHECIMENTO SOBRE O FAZER DOCENTE

INTRODUÇÃO.

A trajetória histórico-educacional brasileira nos mostra que sempre houve um grande “descaso” com a política pública da educação. Compreende-se que historicamente, a educação sempre foi “usada” como instrumento de divulgação de ideais e interesses dos movimentos históricos. A história educacional brasileira, mostra um cenário conturbado, com muitas contradições, avanços e retrocessos.

DESENVOLVIMENTO

A história mostra que a formação pedagógica era diminuída em relação aos conteúdos conceituais. Portanto é necessário que os professores se inteirem a respeito dessa história, para que não repitam os mesmos erros do passado, e possam desenvolver novos métodos e consigam fazer com os alunos se interessem pelo aprendizado.

Na era colonial, a escola era feita para poucos. Quem frequentava a escola, eram os filhos da aristocracia rural, ou seja, dos donos de terras. Melhorou com a chegada dos jesuítas, com duas frentes pedagógicas: a primeira refere-se às “escolas de ler e escrever”, com finalidades catequéticas e que com o tempo passaram a abrigar filhos de colonos e mestiços. A segunda frente educacional jesuítica refere-se aos colégios secundários, a partir do século XVI, que eram voltadas para a formação das elites existentes.

O professor tem que perceber que sua atuação não se limita apenas a lecionar em sala de aula, mas além dela. Hoje ele tem um trabalho multifacetado: tem que ser pesquisador, palestrante durante suas aulas e escritor, desenvolvendo seu próprio método de ensino. Evitando com isto um retrocesso no ensino. Para isto ele não pode deixar de conhecer a história de como se fazia para aplicar um bom ensinamento. Como defendia Paulo Freire “O professor tem que ter uma sólida cultura geral, afim de que possa lidar com os dados presentes na cultura...”. Portanto, é necessário conhecer a história, para se aproveitar o que foi bom e aplicar, e esquecer o que foi de ruim, o que simplesmente atrapalhou o desenvolvimento pedagógico.

CONCLUSÃO

É necessário que os professores tenham conhecimento do que mudou, seja para melhor ou para pior. Quais os erros cometidos, para que não venha repeti-los. O professor tem que estar preocupado com a evolução e conhecimentos, para que possa educar bem o cidadão do futuro. O lema tem que ser: aprender, para poder ensinar.

BIBLIOGRAFIA

Material de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com