TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide De Maslow

Ensaios: Piramide De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

Pirâmide de Maslow- Grupo Social: Jovens e Adolescentes de Classe Média Baixa

Quando falamos de adolescentes, estamos incluindo a este grupo jovem que já poderiam ser considerados adultos, mas que ainda moram com seus pais e se comportam como tal, mesmo já fazendo parte do mercado de trabalho, estão alheias as responsabilidades da vida adulta, com isso comparado as suas necessidades fisiológicas de acordo com a Pirâmide de Maslow, esses jovens tem essas necessidades principais satisfeitas pelos seus pais, como alimentação, por exemplo, pois fora de casa as refeições são basicamente lanches rápidos.

Quanto às necessidades de segurança, ainda fica para os pais e responsáveis, pois arcam com os gastos de moradia, planos de saúde e seguros em geral (seguros de vida, de autos e imóveis).

As necessidades sociais tem uma importância muito grande para esse grupo, ter computador e internet em casa para poder se comunicar com o restante do grupo e até mesmo com amigos virtuais, ou fazer novos amigos, gastam boa parte de seu tempo em redes sociais, onde marcam encontros para baladas, jogos on-line. Passeios nos Shopping Center também são de grande importância para esses grupos. O celular conquistou o seu lugar dentro desse grupo social, para esses jovens a internet livre ainda é inacessível para a grande maioria devido o custo, mas hoje é quase impossível ver um adolescente sem um aparelho, mesmo que só possa ser usado para recados rápidos ou para se comunicar com a família. Já a roupa exerce um papel importante para esse grupo social, está na moda e usando roupas de grife os incluem no seu grupo e os diferenciam de outros grupos sociais dos quais não se identificam.

Nas necessidades de autoestima, os jovens demonstram certa preocupação com o status que vão ter com a chegada da vida adulta, e tem consciência da importância da formação acadêmica e de cursos em geral que possam contribuir para a sua formação. Demonstram fascínio pelo poder e se preocupam também com o reconhecimento pessoal e da sua importância dentro do seu grupo social.

O último patamar da Pirâmide de Maslow a auto realização, parece ficar para segundo plano para os adolescentes, como é natural da idade vive o hoje com muita intensidade, como se o amanhã estivesse muito longe, por isso, é importante que as outras necessidades da pirâmide tenham sido satisfeitas para que esses jovens tenham motivação para realizarem o seu maior potencial, tornar-se aquilo que podem ser explorando todas as suas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com