TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIRAMIDE MASLOW

Dissertações: PIRAMIDE MASLOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o artigo “pirâmide de Maslow e motivação profissional”: todos nós estamos em busca de felicidade e satisfação, seja no âmbito pessoal, no ambiente familiar, na carreira profissional, no convívio social ou em qualquer outro aspecto de nossas vidas. Essa é uma característica natural de qualquer ser humano. Precisamos estar bem com nós mesmos, sentir que somos capazes. É a motivação que nos encoraja a fazer qualquer atividade em nosso dia a dia.

Ninguém gosta de trabalhar estando infeliz ou insatisfeito. Quando estamos desmotivados, não temos vontade de executar nossas tarefas, o dia parece interminável, nos sentimos inferiores aos outros e nossa autoestima vai lá pra baixo. Tudo isso gera um grande desgaste e baixo rendimento.

Abraham Maslow, um famoso psicólogo americano, entendia a motivação humana como uma pirâmide hierárquica de cinco necessidades:

1. Necessidades básicas: na base da pirâmide se encontram as necessidades fundamentais, aquelas que precisamos para sobreviver como comer, dormir ou respirar;

2. Necessidades de segurança: no 2° degrau estão as necessidades de estabilidade. Quem não almeja uma vida estável, um emprego, uma casa segura, um plano de saúde, não é?

3. Necessidades afetivas: no próximo degrau da pirâmide está a necessidade de aceitação. Desejamos ser amados e acolhidos, ansiamos por fazer parte de um grupo ou equipe, de ter amigos ou alguém especial ao nosso lado.

4. Necessidade de auto estima: no 4° degrau está a necessidade de reconhecimento pelo que fazemos.

5. Necessidades de auto realização: no topo da pirâmide se encontra aquilo que buscamos ter ou realizar.

Segundo a pirâmide de Maslow, as pessoas necessitam preencher um degrau de cada vez, ou seja, as necessidades básicas devem ser saciadas primeiras, antes de subir ao nível mais alto como a auto realização.

Uma vez que as necessidades básicas são preenchidas, a tendência natural de todos é querer se manter, estar “seguro” para então se socializar e pertencer a grupos. Todos nós precisamos de pessoas a nossa volta (família, amigos, relacionamentos e etc) para criarmos vínculos afetivos. Quando essa necessidade não é atendida, as pessoas ficam mais sujeitas à solidão, isolamento e até mesmo à depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com