TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide De Maslow

Trabalho Escolar: Piramide De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  5.620 Palavras (23 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO: Capítulo 3 - Livro DIDÁTICA

Capítulo 3 – Didática: Teoria da Instrução e do Ensino.

A Didática com os fundamentos educacionais proporcionados pela teoria pedagógica, explicita o seu objeto de estudo e seus elementos constitutivos para, em seguida, delinear alguns traços do desenvolvimento histórico dessa disciplina.

Didática como atividade pedagógica escolar

A pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. Portanto, é sempre uma concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social. Sendo a educação escolar uma atividade social que orientando para finalidades sociais e políticas, cria um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilização do âmbito escolar.

A pedagogia estuda o processo de ensino através dos seus componentes: conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem e a Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem. O processo didático de transmissão/assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.

A instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade Didática concretizando as tarefas da instrução. Tanto a instrução como o ensino se modificam em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da sociedade e com as condições reais em que ocorre o trabalho docente. Nessa ligação é que a Didática se fundamenta para formular diretrizes orientadoras do processo de ensino.

O currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino. A metodologia compreende o estudo dos métodos, e o conjunto dos procedimentos de investigação das diferentes ciências quanto aos seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas que são a aplicação específica dos métodos, sendo geral ou específica. Técnicas, recursos ou meios de ensino são complementados à metodologia, colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino. Atualmente, a expressão tecnologia educacional adquiriu um sentido bem mais amplo, englobando técnicas de ensino diversificadas (informática, meios de comunicação) individual e em grupo.

A Didática tem muitos pontos em comum com as metodologias específicas de ensino, os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos da escola, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação da aprendizagem.

Objeto de estudo: o processo de ensino.

Inclui os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. O processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, através dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas. A finalidade do processo de ensino é proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos. Ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, e que se realizam em torno das matérias de ensino, sob a direção do professor.

Os componentes do processo didático

O ensino é uma atividade complexa que envolve tantas condições externas como condições internas das situações Didáticas. Cada situação Didática, porém, vincula-se a determinantes econômico-sociais, socioculturais, objetivos e normas estabelecidas conforme interesses da sociedade e seu grupo, e que afetam as decisões Didáticas. O processo didático está centrado na relação fundamental entre o ensino e a aprendizagem, orientado para a confrontação ativa do aluno com matéria sob a mediação do professor.

O processo didático desenvolve-se mediante a ação recíproca dos componentes fundamentais do ensino. Os objetivos da educação e da instrução, os conteúdos, o ensino, a aprendizagem, os métodos, as formas e meios de organização das condições da situação Didática, a avaliação.

Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas.

A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino, no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências, como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.

Na antiguidade Clássica e no período medieval também se desenvolvem formas de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. A formação da teoria Didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando José Amós Comênio escreve a primeira obra clássica sobre Didática, a Didacta Magma.

Alguns os princípios assentavam-se que a finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, sendo a educação um direito natural de todos. Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos.

Jean Jacques Rousseau propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança, os quais as ideias mais importantes foram a preparação da criança para a vida futura que devia basear-se no estudo das coisas que correspondiam as suas necessidades e interesses atuais e a educação sendo um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.

Para Henrique Pestalozzi atribuía grande importância ao método intuitivo, levanto os alunos a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com