TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Desenvolvimento Motor

Artigo: Portifolio Desenvolvimento Motor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  9.064 Palavras (37 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 37

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DO INDIVÍDUO

O comportamento motor é a capacidade que o individuo tem de interagir com ambiente através dos movimentos essa capacidade, todaviadependem de três pontos principais, o desenvolvimento, a aprendizagem e o controle motor. Desenvolvimento motor é um processo contínuo e vitalício que funciona com a interação entre as necessidades encontradas, pela biologia do indivíduo e o ambiente que o cerca. Segundo Gallahue e Ozmus 2005:

“A continua alteração do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente.”

O desenvolvimento é individual, dois seres humanos não se desenvolvem igual, já que cada um apresenta uma idade biológica que se difere da idade cronológica assim dois indivíduos com a mesma idade cronológica podem apresentar um diferente nível de habilidade para um mesmo movimento, além da biologia há fator ambiental, se o ambiente proporciona diferentes atividades, com diferentes exigências ou não. Essa variação nas tarefas motoras é estritamente necessária até que o acervo motor esteja formado, o que ocorre por volta dos 14 anos, é só então se pode buscar a especialização em um determinado esporte ou atividade física. Nesse período de formação do acervo motor é fundamental a participação da família, com estímulo a prática motora, sempre lembrando que o desenvolvimento acontece em seu próprio tempo, e não com um tempo cronológico, por exemplo, não se deve fazer uma hiperestimulação da criança para que ela ande rapidamente, seja com a utilização de andadores ou o apoio de adultos, o processo até o andar deve ser acompanhado e estimulado obedecendo ao processo natural da criança. Durante esse desenvolvimento é essencial também à prática da educação física escolar sobre a supervisão do profissional da área que é capacitado á conduzir o processo, coordenando as tarefas, proporcionando e aproveitando diferentes ambientes e usando as característicasindividuais. Esse desenvolvimento ocorre a longo prazo e deve ocorrer de forma multilateral. O aprendizado motor é um processo interno permanente, não transitório - que é aprendido não é esquecido, o gesto está gravado oque se altera é a qualidade da performace com que se executa a ação motora- ocorre a longo prazo e tem evolução é continua, o resultado são alterações consistentes no comportamento de cada individuo decorrente da somatória entre experiência, educação e treinamento e relacionado a os processos biológicos. Quando um gesto motor é aprendido a sua execução é automatizada, a ação é realizada com menor tempo, menor número de erros e máxima consistência. Todo o aprendizado é resultado de experiências, que geram controle motor, ou seja, a qualidade no desempenho de um determinado movimento.

COMPORTAMENTO MOTOR AO LONGO DA VIDA

O ser humano interage com o ambiente através de movimentos, a capacidade de realiza-los sofre alterações ao longo da vida, se inicia nos atos reflexos da vida intrauterina até os primeiros meses de vida, passa por ações involuntárias que com estímulos ambientais e o desenvolvimento biológico tornam-se movimentos voluntários, estas são ações intencionais realizadas de forma a atingir um objetivo. Segundo Gallahue, 1982:

“É possível ver diferenças de desenvolvimento nos comportamentos motores causados por fatores biológicos e ambientais, através de mudanças no processo (forma) e no produto (desempenho). Portanto a melhor maneira de observar o processo de desenvolvimento motor é através do desenvolvimento progressivo das habilidades de movimento.”

Dentro desse contexto, o comportamento motor engloba aprendizado e desenvolvimento, que quando observados mostram como estão ocorrendo os processos motores.

FASES DO DESENVOLVIMETO MOTOR

As fases e estágios do desenvolvimento foram projetados para servir como modelo de estudo. Tratam de comportamentos amplos e não de isolados ou estreitos.Os comportamentos que ocorrem dentro dessas divisões, duram um período regular de tempo e não sofrem variação, ou seja, essa sequencia desenvolvimentista não pode ser reordenado, apesar de algum ou alguns estágio poderem ser omitidos, pelo meio ou pela biologia. As fases existem durante um período de anos e coexistir com diferentes estágios, essas divisões propostas são fundamentais para o planejamento e direcionamento de atividades.

Fase motora reflexiva: são os primeiro movimentos do feto, reflexos involuntários controlados subcorticalmente, formam a base para a fase de desenvolvimento motor. Estágio de codificação: da vida intrauterina até os quatro meses de vida. Estágio de decodificação: dos quatro meses de vida a um ano de idade.

Fase motora rudimentar: primeiros movimentos voluntários são rudimentares, são determinados pela maturação e seu desenvolvimento é altamente previsível. Estágio de inibição do reflexo: do nascimento até um ano de idade. Nesse estágio inicia-se o controle dos reflexos. Estágio de pré-controle: de um ano até dois anos de idade. Nesse estágio ocorre o aperfeiçoamento do andar e o controle da força.

Fase motora fundamental: ocorrem na primeira infância, quando a criança passa a explorar as capacidades motoras do corpo. Estágio inicial: dois e três anos de idade. Movimentos marcados pelo uso limitado ou exagerado do corpo, ritmo e coordenação ausentes. Estágio elementar: entre quatro e cinco anos. Envolve o maior controle e coordenação dos movimentos fundamentais. Estágio maduro: dos seis aos sete anos. Movimentos com mecânica eficiente, coordenados e controlados.

Barreira de proficiência: aqui ficam retidos indivíduos os que tiveram um desenvolvimento insuficiente.

Fase motora especializada: resultado do desenvolvimento na fase motora fundamental, os movimentos são refinados e combinados progressivamente. Estágio transitório: ocorre no período entre sete e dez anos. Período em que a criança é preparada para receber o treinamento. Estágio de aplicação: aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com