TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Como Componente Curricular De Organografia Vegetal

Monografias: Pratica Como Componente Curricular De Organografia Vegetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Estácio de Sá

(Campus R9)

ALINE BELMIRO DE MEDEIROS

ANDRESSA ALVES AVELAR

CLAUDIA DE OLIVEIRA GOMES DA SILVA MENDONÇA

FLAVIO DE MIRANDA COSTA

PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DE ORGANOGRAFIA VEGETAL

Rio de Janeiro

2013.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................2

CAPITULO 1. ENTREVISTA COM UM DOCENTE...................................................3

CAPITULO 2. VISITA A UM LABORATORIO.............................................................6

CAPITULO 3 ANALISE DE SITES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL....................8

CAPITULO 4. ENSINO DA BOTANICA NO ENSINO MEDIO E FUNDAMENTAL....12

REFERÊNCIAS...............................................................................................16

CAPÍTULO I

Este capítulo traz a entrevista feita com o Professor Dr. Cláudio Giovannini Busnardo, feita no dia Dezoito de Novembro (18/11/2013), abortando sobre o ensino de Botânica no Ensino Médio.

1) Qual é a importância do ensino da Biologia no ensino médio?

A Biologia é importante em qualquer momento da vida de uma pessoa. O que ensinamos no fundamental I, você dá mais profundo no fundamental II e extremamente mais profundo no ensino médio. E aí a maneira que tem que ser dada na faculdade, de maneira explorativa com um milhão de nomes que a biologia tem.

O estudo da Biologia é extremamente importante para saber como funciona o teu corpo, saber como funciona todos os seres vivo e a importância desses seres, e saber que existe toda uma cadeia de contato entre eles e que eles não vivem isoladamente, um ajuda o outro numa sucessão de vida a chamada cadeia alimentar.

Acho que para mim, não estou desfazendo de nenhuma outra matéria, eu falo que Biologia é Biologia, o resto é coadjuvante. Biologia é o principio de tudo. Inicio, meio e fim de todos os aspectos existentes na vida.

2) O estudo da Botânica está incluído em seu cronograma?

Ele esta incluído no fundamental I, II e no ensino médio. No médio é ate profundo. Aqui (Colégio Santa Mônica) nós trabalhamos com o material do Pitágoras (rede de colégios mineiro). Trabalhamos quase um semestre a fundo a Botânica. Nós começamos falando dos aspectos gerais do vegetal, falamos dos aspectos gerais do vegetal, falamos do processo evolutivo algas, briófitas, pteridófitas, angiospermas, endospermas. Mostramos a evolução de cada um, o que a evolução fez com cada um e depois nós entramos na histologia do vegetal, falamos dos movimentos vegetais, falamos dos fitormônios. Trabalha-se Botânica de uma forma bem abrangente.

3) Como é feito a escolha do conteúdo para o ano letivo? Os professores são convidados para esta escolha?

Por coincidência tem um anexo do professor aqui, feito por nós. Nós nos reunimos todo final do ano para fazer esse planejamento e distribuímos as matérias por bimestre.

4) Você considera o ensino da botânica importante para o aluno?

Para o ensino médio, não. Acho que até histologia vegetal sim, porque quando eu trabalho com histologia vegetal, nós sabemos que muitos dos nomes que existem dentro dos animais, vieram do vegetal. Por exemplo, eritrócito vem de eritrofila que é o pigmento vermelho. Então eu passo isso para eles e eu gosto de fazer essa comparação. Eu gosto muito de histologia vegetal e acho que devemos ser menos abrangente com relação à fisiologia, falar de caule, raiz, tipos de flores e folhas. Eu acho que isso poderia ser mais enxugado e focar mais naquilo que se pode comparar o aspecto animal com o vegetal.

5) No seu cronograma, comparando com as outras áreas da ciência biológica, qual o tamanho da botânica?

São dois meses trabalhando direto com botânica, em torno de 8 à 10 aulas. São 30 horas de aula que nós temos de Botânica.

6) Você consegue concluir tod o conteúdo de Botânica do cronograma?

Isso com certeza. Eu procuro passar tudo, mostro para eles que o conteúdo foi focado e o professor aqui tem que passar o livro. E eu, além de usar o livro, eu dou visto nas páginas. No segundo ano é bem tranquilo, no terceiro ano é mais complicado porque tem que passar todo o conteúdo da P6 (última prova do semestre) em um mês. Toda matéria do primeiro ano, mais citologia, embriologia, reprodução, bioquímica da célula, animais vertebrados e invertebrados. Isso tudo em um mês.

7) Em comparação aos demais conteúdos da biologia, qual é o nível de receptividade dos seus alunos com a Botânica?

Muito ruim, eles não gostam de Botânica. Por mais que eu tente incentivá-los, eles não gostam. Eu procuro focar na histologia, procuro mostrar para eles, eles até aceitam, mas não gostam. Botânica não atrai eles, infelizmente não atrai.

8) Dos conteúdos da botânica como fisiologia vegetal, anatomia, citologia e etc., qual é mais abordado em aula?

Histologia vegetal.

9) Você utiliza algum recurso como aulas de campo em parque e jardins, aulas práticas em laboratórios ou em sala?

Esse ano não foi permitido nada disso por causa dessas manifestações. O diretor geral ficou com medo de acontecer alguma coisa com algum aluno, mas normalmente eu costumo levar meus alunos para o Parque Chico Mendes, fazemos com eles uma aula de campo para ver a realidade. Isso é importante para o aprendizado deles.

10) Você acredita que a ausência desses recursos está ligada à falta de interesse do aluno?

Com certeza. Não só na Botânica, mas em qualquer matéria. A partir do momento que você faz uma aula prática e chama a atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com