TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Componente Curricular

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.744 Palavras (39 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 39

PCC REFERENTE AO PRIMEIRO SEMESTRE ANO 2014

Disciplina: Interpretação e Produção de textos

        A disciplina de e interpretação e produção de textos é essencial em todos os cursos, pois estamos sempre recorrendo aos tipos de linguagem verbal e não verbal para nos comunicarmos uns com os outros, a disciplina nos leva a aprendermos os métodos de como analisar um texto e melhorando a nossa interpretação e nossa capacidade de produção de textual.

        Em todos os aspectos em nossa vida estamos sempre usando métodos de linguagens, por este fato é necessário o aperfeiçoamento técnico para podermos melhor desenvolver nossa capacidade de percepção.

        A disciplina de Interpretação de texto tem por objetivo nos ensinar os diversos estilos de linguagem; e como saber identificar as ideias centrais em um texto e como interpretá-lo de maneira correta.

        A leitura é o caminho e meio mais importante para o conhecimento, é através da leitura e interpretação que temos conhecimento do mundo, por este fato é necessário saber interpretar um texto, para um conhecimento adequado do significado e da idéia que o texto quer nos mostrar.

 “É necessário saber que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobres as linha e letras” (COSTA,  e  BORUCHOVITCH, 2009).

         Esta disciplinada nos ensina desenvolver estas habilidades, como obter uma escrita criativa, como escrever um texto com qualidade, ter noções de texto e diferentes tipos de linguagem e como a leitura é importante em nossa formação profissional.

Disciplina: Homem e sociedade

        Esta disciplina visa o conhecimento do homem através do estudo antropológico, onde podemos analisar os vários aspectos e manifestações culturais do homem, este estudo nos leva a conhecer e compreender o comportamento humano e seu cotidiano, analisando como a cultura é importante para o desenvolvimento da sociedade.

        Podemos aprender que cada ser humano tem seu comportamento inato, da sua própria natureza, e aquele que é adquirido através do meio, que é a influência do meio social. Somos seres racionais dotados de inteligência, mas essa inteligência precisa ser estimulada, estamos sempre em processo de aprendizagem, aprendemos com a nossa cultura a termos padrões e hábitos a ser a seguidos, cada individuo segue os padrões de aprendizado do seu grupo. Para cada momento em nossa vida temos um modo de agir, e de expressar nossos sentimentos, isso faz parte da nossa cultura, aquilo que aprendemos com o nosso grupo, variando de um lugar para outro.

        Aprendemos que nos indivíduos que precisamos de regras para se organizar e promover o bem estar, desde nosso nascimento somos regrados para sermos aceitos em um grupo em uma sociedade, vivemos em um conjunto de regras e valores.

        Podemos também dizer que nossa cultura é dotada de símbolos, temos a capacidade de simbolizar através de formas e cores, essa capacidade humana nos leva a expressar sentimentos através da simbologia em nossa cultura. Abaixo podemos ler um trecho do livro Cultura – um conceito antropológico e perceber a importância cultural da capacidade humana de simbolizar:

“Com efeito, temos de concordar que é impossível para um animal compreender os significados que os objetos recebem de cada cultura. Como, por exemplo, a cor preta significa lutos entre nos e ente os chineses é o branco que exprime esse sentimento. Mesmo um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeia desfraldada. Isto porque afirmou o próprio White, “todos os símbolos devem ter uma forma física, pois do contrario não podem penetrar em nossa experiência, mas seu significado não pode ser percebido pelos sentidos”. Ou seja, para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou (LARAIA, 2006).

        É muito importante para nos alunos da área de pedagogia o aprendizado desta disciplina, pois será muito usada em nosso dia a dia. Através desta disciplina saberemos como lidar com cada individuo em nosso ambiente de trabalho, buscando conhecer o interior dos nossos futuros alunos.

         

Disciplina: Educação Ambiental

        Esta disciplina tem propósito de ensinar a conscientização da sociedade a agir positivamente em questões ao meio ambiente. A educação ambiental é uma disciplina que deve se inserida no âmbito escolar desde o ensino fundamental, sendo este o papel do educador, ele devera ser instruído de maneira adequada para transmitir todos os seus conhecimentos de uma forma clara e capaz de mudar a consciência dos estudantes construindo pessoas ecologicamente corretas para a preservação do meio ambiente.

        Hoje estamos vivendo uma grande crise ambiental, devido ao grande crescimento industrial, estamos sofrendo grandes alterações em nosso meio ambiente, a falta de água, os desmatamentos, a poluição dos rios e do ar, a elevação da temperatura, crises de contaminação na população levando a graves problemas de saúde, conforme artigo abaixo:        

”A exposição ocupacional a determinados pesticidas, particularmente ao DBCP e à clordecona, pode ter efeitos adversos sobre a fertilidade masculina. Entretanto, com exceção do uso terapêutico do dietil-estilbestrol, a ameaça à reprodução humana através da "desregulação endócrina" por contaminantes ambientais ainda não foi comprovada através de evidências epidemiológicas. A questão diz respeito a outros efeitos endócrinos descritos em animais experimentais, e apenas a inibição tireóide foi confirmada em seres humanos, após exposição ocupacional a amitrole e mancozeb. O fato de serem hormônios-dependentes os cânceres de mama, endométrio, ovário, próstata, testículos e tireóide motivou pesquisas sobre o risco potencial associado à exposição ocupacional e ambiental aos pesticidas conhecidos como "desreguladores endócrinos". Os estudos mais recentes descartaram a hipótese dos derivados do DDT como responsáveis pelo risco em excesso de câncer dos órgãos reprodutivos. Entretanto, não se pode excluir o papel da exposição elevada ao o,p'-DDE, particularmente no câncer de mama pós-menopáusica, positivo para receptores estrogênicos. Além disso, há necessidade de mais investigação sobre o possível papel etiológico de outros pesticidas organoclorados e herbicidas triazínicos em alguns cânceres hormônios-dependentes”. (COCCO, Pierluigi, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)   pdf (290.2 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com