TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Componente Curricular

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  2.747 Visualizações

Página 1 de 3

PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2016/1

“Educação a Distância: Estamos Preparados para uma Educação Multiletrada?”

1. Leia o artigo “Educação a Distância: Estamos Preparados para uma Educação Multiletrada?” de Solange Maria Sanches Gervai.

1. INTRODUÇÃO

Desde os tempos de Brasil colônia usamos a palavra analfabetismo, substantivo que nega (a(n) + alfabetismo. Com o surgimento de novas ideias e fenômenos surgiu a necessidade de um substantivo que afirmasse: alfabetismo ou letramento. A partir do momento que um número maior de pessoas tiveram acesso ao aprendizado da leitura e escrita e a sociedade se tornou mais grafocêntrica, ou seja, centrada na escrita, ler e escrever já não eram mais o suficiente, as pessoas tinham que estar aptas a interpretarem o que liam, seja o objeto da leitura um livro, uma revista, um jornal, ter conhecimento para redigir um ofício, preencher formulário, etc. As pessoas passaram a apresentar dificuldades para se comunicarem umas com as outras através da escrita, encontrar informações em contratos e demais documentos.

Com a diminuição do analfabetismo, essas dificuldades foram ficando evidentes. O desenvolvimento político, cultural, social e econômico trouxe à tona novas necessidades e opções de lazer.

Houve então a necessidade de nomear esse fenômeno que aflorou, surgindo assim a palavra letramento.

2. DESENVOLVIMENTO

Existem dois sentidos para a palavra multiletramento: pluralidade cultural na criação e circulação de textos ou no sentido da multiplicidade de linguagens como, fotos, vídeos e gráficos, linguagem verbal oral ou escrita e sonoridade, que os formam e difundidos por diversos meios. Algumas características importantes são:

a. Interação e colaboração;

b. Fragmentam e rompem com as relações de poder vigente, com destaque para as relações de propriedade (de ideias, máquinas, ferramentas, textos (verbais e não verbais);

c. São heterogêneos, fronteiriços, mestiços com o que diz respeito as linguagens, modos, mídias e culturas;

Os (hiper) textos e (multi) letramentos tem por uma das principais características a interação nos mais variados níveis, tais como, interface, ferramentas, espaços em rede de hipertextos e das ferramentas, nas redes sociais, etc.

O multiletramento enfatiza na diversidade cultural, acentuando as diferenças culturais e o conhecimento do aluno.

Faz uso das mídias atuais, examina o mundo, prepara e compreende o conhecimento para que possamos nos expressar de forma eficaz.

Já o letramento está totalmente ligado aos antigos hábitos de ler e escrever no papel.

No multiletramento, o docente estimula um saber baseado na aprendizagem de textos verbais e não verbais com o desenvolvimento de aperfeiçoamento em recursos tecnológicos que necessitam conhecimentos que ultrapassam as práticas básicas de escrita e fala.

3. CONCLUSÃO

Nossa juventude está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com