TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Componente Curricular

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

arga Horária da Prática como Componente Curricular

Matriz Curricular Matemática 2014

1º Semestre - 2014

Disciplina: Matemática

Tema da Discussão: Que atitudes o professor de matemática pode ter para motivar seus alunos e fazer com que as notas das avaliações se tornem cada vez melhores?

Professor (a): Luiz Carlos Felix

"Se todos os professores compreendessem que a qualidade do processo mental, não a produção de respostas corretas, é a medida do desenvolvimento educativo, algo de pouco menos do que uma revolução no ensino teria lugar na escola”. (Citado por Almeida Filho 1993).

A princípio, acredito que o professor deve “tirar o peso” da obrigação das boas notas nas avaliações. Propor atividades que incentivem a aprendizagem no dia-a-dia com atividades desafiadoras, onde o aluno possa mostrar realmente o que está aprendendo durante as aulas.

A avaliação em si deve apenas complementar a nota final e não ser o principal medidor da aprendizagem.

Disciplina: História da Matemática

Tema da Discussão: Reflexões sobre a História da Matemática.

Professor (a): Ângela Maria

A História poderia ser utilizada para instigar a curiosidade dos alunos no aprender da Matemática. Infelizmente nos dias de hoje a Matemática é dada como matéria estática e solta no contexto histórico. Isso a torna desinteressante, visto que passa a ser matéria desvinculada com o cotidiano do aluno.

Disciplina: Informática

Professor (a): Bruno César dos Santos

Tema da Discussão: Provavelmente você já teve, ao menos uma vez, que utilizar o computador para ter contato com diferentes saberes e conteúdo, seja enquanto professor ou mesmo como aluno. Desta forma, relate como você utiliza o computador cotidianamente para obter informações que o auxiliem para aprofundar seu conhecimento na Matemática, seja enquanto estudioso ou como professor.

Professor (a): Bruno César dos Santos

A tecnologia é ferramenta essencial à humanidade - o desenvolvimento da mesma. É inaceitável o aluno, ou o professor dizer – se inapto para o uso da tecnologia, ou até mesmo que a tecnologia não é vital aos estudos ou às aulas.

Como professores devemos, além de utilizar a tecnologia como ferramenta de pesquisas, apoio educacional, devemos torná-la aliada às nossas aulas, através de softwares que possibilitem aos nossos alunos a construção de um elo entre a teoria e a utilização dessas à resolução de situações problemas do coditiano do aluno.

Como alunos devemos sempre buscar o complemento e aperfeiçoamento do que está sendo trabalhado em sala de aula. Principalmente os alunos do Ensino a distância, pois estes não têm o contato diário com os professores e colegas. Devemos buscar na tecnologia, um aliado aos nossos estudos acadêmicos.

Na minha jornada acadêmica utilizo todas as ferramentas tecnológicas que estão dispostas, para meu aprimoramento e complemento de conteúdos. Da mesma forma, como professora, utilizo ferramentas e softwares adequados às minhas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com