TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECICLAGEM DO LIXO

Por:   •  21/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO RECICLAGEM

Tubarão

2015

INTRODUÇÃO

OBJETIVO GERAL

Conscientizar o aluno e sua família no processo de reciclagem do lixo, visando à preservação do meio ambiente e o interesse na construção de brinquedos com sucatas.

OBJETIVO ESPECÍFICO

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como justificativa abordar os problemas causados pelo acumulo e descarte indevido de diversos resíduos, recicláveis e reaproveitáveis, em desuso nas escolas, por exemplo, os papéis que diariamente são jogados fora, ou os livros didáticos em desuso que são acumulados e vem tornando áreas que poderiam ser produtivas, em verdadeiros ambientes estagnados e insalubres devido à lotação de volumes e mais volumes. Possíveis soluções de reaproveitamento dos resíduos, a conscientização dos alunos sobre a importância do reaproveitamento e a revitalização dos locais de acumulo, serão discutidas nesse projeto buscando sempre a melhor solução dentro da interdisciplinaridade inerente ao modelo do PIBID.

DESENVOLVIMENTO

HISTÓRIA DO PAPEL

RECICLAGEM DO PAPEL

Os avanços tecnológicos e industriais favoreceram o ser humano com a geração de empregos e a facilidade de se locomover e de se comunicar, onde a vida do ser humano passou ser mais acessível para o mundo.

Entretanto, esses avanços trouxeram problemas para a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, contribuindo para o aumento da poluição, gerando assim a destruição da flora e da fauna, o aquecimento global e a chuva ácida. Outro ponto de bastante preocupação é as doenças causadas pela poluição do meio ambiente.

Contudo, devem-se conscientizar as pessoas a mudar alguns hábitos que levam a prejudicar a qualidade de vida, tanto do meio ambiente, quanto das pessoas e desenvolver ações que possam e consigam solucionar este problema tão grave que é a poluição.

As escolas e instituições de ensino precisam conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre este tema, para futuramente termos uma sociedade com o ar e o visual muito melhor do que temos hoje.  Uma das alternativas para promovê-la uma mudança no comportamento e atitudes dos mais jovens é dando palestras e oficinas com o intuito da importância da reciclagem do papel que está sendo desperdiçando no meio em que vivemos.

  Assim sendo, o ensino da química requer uma ação pedagógica voltado para o desenvolvimento integral do aluno, procurando construir cidadãos críticos que buscam soluções sustentáveis para a realidade em que vivemos. Com isso, a química pode ser um instrumento pelo qual a Educação Ambiental deve ser vista como um processo de aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimentos.

        Desse modo, a reciclagem nos dias atuais é uma porta aberta para conscientizar os alunos a criarem hábitos e atitudes para diminuir o consumo de matéria prima e minimizar os impactos ambientes causados pelos descartes dos resíduos.

        A reciclagem contribui para a diminuição da quantidade de lixo, queimado ou despejados nos aterros sanitários, pois praticamente todo o lixo (orgânico ou inorgânico) pode ser reciclado. Este acúmulo de lixo nos leva a poluição do meio ambiente.

        Segundo Fogaça, a reciclagem do papel representa uma redução no desmatamento de árvores, visto que no Brasil, por exemplo, 80% do papel produzido são feito a partir da madeira. A reciclagem de uma tonelada de papel irá poupar vinte e duas árvores e irá economizar outros recursos naturais como a água, a energia elétrica e também irá polui menos o ar.

        De acordo com Fogaça, outro aspecto proveitoso da reciclagem do papel é que a redução do volume do lixo, visto que um papel comum e o papelão demoram cerca de seis meses para decomporem, já os jornais e revistas podem ficar intactos por décadas.

        Segundo Souza, a composição do papel varia de acordo com a planta utilizada, mas falando de uma maneira geral seu principal constituinte é a celulose, um polímero, mais precisamente, um polissacarídeo, formado a partir de monômeros de β-D-Glucose. A D-Glucose (C6H12O6) é um sacarídeo contendo 5 grupos álcool (OH) e um grupo aldeído (COH) no carbono 1. 

        A partir de sua fabricação o papel contém em sua estrutura constituintes majoritários, que são eles: lignina, celulose e hemiceluloses e constituintes minoritários: substâncias minerais, protéicas, ácidos gordos, ácidos resínicos.

PROCEDIMENTO PARA RECICLAGEM DO PAPEL

Materiais necessários:

  • Papeis usados (não podem estar sujos com comida nem ser papel higiênico);
  • Bacia rasa;
  • Bacia funda;
  • Liquidificador;
  • Água;
  • 1 colher de sopa;
  • Amido de milho (maisena);
  • Desinfetante;
  • Jornais;
  • Panos;
  • Peneira grande.

Procedimento:

  1. Pique bem os papéis usados que serão reciclados e coloque-os na bacia rasa;
  2. Cubra o papel com água;
  3. Deixe de molho por um dia pelo menos;
  4. Coloque a mistura de papel e água no liquidificador, adicione mais água (na proporção de três partes de água para uma de papel, contando com a água da mistura) e bata;
  5. Para cada litro de água adicione 8 colheres de amido de milho e 20 gotas de desinfetante;
  6. Coloque essa mistura na bacia funda com água até a metade;
  7. Misture bem;
  8. Coloque a peneira pela lateral da bacia e vá até o fundo com ela. Depois suba lentamente, sem incliná-la, formando uma camada de papel sobre a peneira;
  9. Coloque a peneira sobre um jornal em alguma superfície e passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer a água. Vá trocando de jornal até que não fique mais molhado;
  10. Com o jornal embaixo da peneira, cubra-a com um pano e aperte para secar a superfície. Vá trocando de pano até que não esteja mais molhado;
  11. Agora, vire a peneira sobre o jornal seco e bata para que a folha formada solte-se;
  12. Cubra com outro jornal e deixe por um dia;
  13. Prense a folha produzida com a ajuda de livros pesados e grandes.

Com o papel já reciclado, podem-se fazer jogos educativos para ser aplicados nas aulas de Educação Física.

SELEÇÃO DO PAPEL

        Os papéis que podem ser reciclados são

  • Revistas
  • Impressos em geral
  • Fotocópias
  • Rascunhos
  • Envelopes
  • Papéis timbrados
  • Cartões
  • Papel de fax

Os papéis que não podem ser reciclados são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (298.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com