TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconhecimento de campo do bairro aroeira em Macaé

Por:   •  16/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

 

 

 

 

 

 

CARTOGRAFIA E IMPRESSÕES SOBRE O CAMPO

- ESF Aroeira -

 

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Rodada de Medicina de Família e Comunidade (Internato), do curso de graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Macaé/RJ

2019.1


1. Localização geoespacial do cenário

O bairro Aroeira é delimitado principalmente pelas Ruas Manoel Angelo e Gastão Henrique de Schueller, Rua Leopoldina Neves Pinheiro, Rua Luiz Alves de Lima e Silva, Rua Alcides Mourão e Pela Linha Verde. Faz divisa com os Bairros do Miramar, Botafogo, Jardim Santo Antônio, Horto, Centro, Jardim Vitória, Nova Macaé e até com a Virgem Santa. (Figura 1) Pela geografia definida pelo Município de Macaé, o bairro da Aroeira também inclui os morros ao seu redor, Morro de Sant’Ana, Morro São Jorge.

Como o Território incluindo esses Morros é muito grande, o território de ação da ESF Aroeira não inclui os morros, que possuem uma UBS própria. A área de ação da ESF vai da Rua Alcides Mourão, Rua Manoel Ângelo e Gastão Henrique de Schueller, e Rua Vitória Régia. (Figura 2). Abordando a Rua Eugênio Junger, Rua Antenor P. Siqueira, Rua Expedicionário M. M. Cabral, Projetada e Vila 10 Irmãos, Rua Erozina Nolasco de Abreu. O território é dividido em 10 microáreas, que são cobertas por 10 ACSs.

No território total da Aroeira, considerado pela prefeitura, há, aproximadamente, 5.318 domicílios, em uma área de 3,08 km2, vivendo cerca de 17.000 pessoas. A Aroeira, então, é um bairro populoso e povoado, com uma densidade domiciliar de 1726,1 domicílios/km2 e uma densidade demográfica de, aproximadamente, 5.500 habitantes/km2. É um bairro ainda em crescimento, tendo um crescimento populacional ao ano em torno de 2%. 

Já no território da ESF Aroeira, há cerca de 2167 famílias cadastradas divididas nas 10 microáreas. O predomínio da população é de adultos jovens e adultos, que estão dentro da faixa da população economicamente ativa, entre os 18-59 anos, que compõe cerca de 65%,  e composta pela sua maioria de negros e pardos. Pouco mais de 70% da população tem renda entre ¼ do salário mínimo a 1 a 2 salários mínimos mensais, sendo a maior parte da população se encontrando na classe de baixa renda, então muitos recorrem a programas sociais de complemento de renda. 

O bairro da Aroeira conta com moradores de longa data, que estão morando há mais de 20 anos no bairro, e outros que migraram para Macaé em busca de emprego e residem na Aroeira. Com isso, com a expansão da cidade, começou a haver uma grande rotatividade de pessoas advindas de diversas regiões do país. Essa dinâmica social é reconhecida pelos moradores mais antigos e pelos profissionais da equipe. 

Quanto aos serviços públicos de infraestrutura, o bairro da Aroeira tem uma cobertura de 98,97% de rede de esgoto, sendo boa parte do esgoto coletado pela rede geral. Quanto a coleta de lixo, 99,61% da coleta vai para destinos regulares.

A acessibilidade da Aroeira se dá por diversas vias de acesso importantes da cidade. Com isso há uma enorme facilidade para o transporte público no local. Transitam pela extensão da Aroeira mais de 10 linhas rodoviárias diferentes. Podemos listar as linhas principais que transitam o bairro: T51, T12, S13, A53, A73, T21B, A13, A23, A91B, dentre outras. Além do transporte urbano da cidade de Macaé fornecido pela empresa SIT, há também acesso para a BR-101, Rodovia Governador Mário Covas, onde passam ônibus interurbanos. 

O Bairro da Aroeira, com suas 2167 famílias cadastradas, cerca de 6000 pessoas cadastradas na ESF Aroeira. O perfil epidemiológico das pessoas cadastradas foi levantado e estimado pelos membros da equipe, pois algumas casas não atendem ou rejeitam o cadastramento do posto. Foi verificado que há aproximadamente 400 pacientes hipertensos, 160 diabéticos, 20 com doenças respiratórias, 15 deficientes e 70 restritos em todo o bairro. 

A Aroeira dispõe de muitos serviços incluindo creches, algumas escolas, sendo um CIEP, uma escola municipal, um colégio estadual e uma escola particular de ensino infantil e fundamental, e também cursos de idiomas.  Além do Departamento de Trânsito (DETRAN), drogarias, igrejas, oficinas, supermercados, pousadas, cabeleireiros, lojas de roupas e utilidades e uma casa lotérica. Dispondo também de alguns dispositivos de saúde como a ESF Aroeira, a ESF do Morro de Santana, o Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (NUAMC) e alguns consultórios particulares, médicos e odontológicos. É um bairro com um comércio bem estabelecido e que gera emprego, dá acesso a diversos produtos a população e auxiliam na interação dos moradores. 

A microárea 02, que tem a ACS Priscila como responsável, compreende um trecho da Rua Alcides Mourão, que vai do número 05 até ao 395 e a vila Antenor P. Siqueira. São aproximadamente 242 famílias cadastradas e uma estimativa de cerca de 550 pessoas cadastradas, sendo que 3 casas se recusaram a fazer o cadastramento na ESF Aroeira e cerca de 40 domicílios não atenderam.  Desses domicílios cadastrados, se encontram 10 pessoas restritas ao leito, 01 deficiente. Em torno de 60 pacientes hipertensos, 30 diabéticos e 5 com doenças respiratórias. 

O comércio dessa microárea é  bem intenso, contando com mais de 60 comércios nessa região e de diversas variedades. Indo desde padarias e hortifrutis, a casa lotérica, farmácias, pousada, consultório odontológico, bancas de jornal, cabeleireiros e ateliês. A única casa lotérica do bairro se encontra nessa microárea. A maioria das casas são em sobrados e apartamentos ou entre os comércios, muitas vezes nos fundos. Foram identificadas quatro igrejas: Igreja de São Jorge, Igreja Olhos de Deus, Igreja Geração Profética e Igreja Mundial do Poder de Deus. Nessa microárea, no quesito educação, está localizado o CIEP da Aroeira do Prefeito Carlos Emir Mussi e um curso de inglês. E o lazer que essa microárea dispõe é uma área em frente ao CIEP, como uma praça onde pessoas ficam sentadas e circulam por ela, uma academia e três bares (Fotos em anexo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com