TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Documentário Sicko

Por:   •  3/6/2022  •  Resenha  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

FACULDADE DE MEDICINA

GRADUAÇÃO EM MEDICINA

ANA CLARA OLIVEIRA FONSECA

RESENHA DESCRITIVA SOBRE O FILME SICKO

Governador Valadares

2021

ANA CLARA OLIVEIRA FONSECA

RESENHA DESCRITIVA SOBRE O FILME SICKO

Resenha descritiva apresentada à

Faculdade de Medicina da Universidade

Federal de Juiz de Fora – Campus Governador

Valadares, como requisito da disciplina

de Sistemas de Saúde.

Professor(a): Dra. Simone de Pinho Barbosa

 

Governador Valadares

2021

SUMÁRIO

1 RESENHA DESCRITIVA DO FILME SICKO        3

2 REFERÊNCIAS        5

1 RESENHA DESCRITIVA DO FILME SICKO

O filme SICKO, dirigido pelo conhecido cineasta Michael Moore, discorre sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos da América e faz comparações com os sistemas de saúde do Canadá, da Inglaterra, da França e de Cuba. A produção apresenta, através casos de pacientes de todos os países visitados, as consequências de tratar a saúde como mercadoria e a da privatização dos serviços.

Mais de 50 milhões de norte-americanos não tem plano de saúde e mais de 18 mil morrem por ano em decorrência disso. A narrativa apresenta cidadãos americanos que sofreram complicações por não terem seguro de saúde, ou por não terem sido contemplados pelos serviços pagos a iniciativa privada. Alguns se auto medicam e se tratam em casa - como o entrevistado Adam –, outros chegam a perder tudo, inclusive a casa – como o casal Smith que teve que se desfazer de todos os seus bens para arcar com os custos de 3 infartos de Larry e um câncer de Dona -, e outros tem que trabalhar, literalmente, até o fim de suas vidas para custear os remédios e tratamentos requeridos – como Frank Cardile que ainda trabalha aos 79 anos.

Há também os cidadãos que ainda que assegurados sofrem as consequências da comercialização da saúde. Lauren Bernan sofreu um acidente automobilístico e a sua seguradora se recusou a arcar com os custos da ambulância que a socorreu, alegando que deveria ter sido avisada a priori. A filha de 18 meses de idade de uma das entrevistadas veio a óbito pois o plano de saúde não aceitou que ela fosse tratada no hospital em que se encontrava, assim, os médicos presentes omitiram socorro e quando a transferência aconteceu a criança faleceu. Também existem casos em que a seguradora procura pequenas brechas nos contratos para se esquivar de pagar os tratamentos de seus clientes.

O documentário mostra que esse sistema, chamado de estratégia nacional de saúde, foi implantado no governo de Nixon, em 1971, com a prerrogativa de que os Estados Unidos teriam a melhor assistência médica no mundo. Nos anos seguintes as seguradoras recebiam cada vez mais lucro enquanto os pacientes recebiam cada vez menos cuidado. Algumas décadas depois, a primeira dama Hillary Clinton, durante o governo de seu marido, propôs uma nova modalidade de sistema de saúde que era muito próximo ao conceito de saúde universal. O projeto de Clinton foi abafado tanto

pela pressão da indústria de seguros sobre os parlamentares quanto pela propaganda de que a “socialização da medicina” traria mais desvantagens do que vantagens e que também representaria o “perigo vermelho”. Nos anos seguintes à vitória das seguradoras, elas continuaram injetando dinheiro nos governantes, incluindo Clinton, para que a hipótese de alterar o sistema de saúde não viesse mais à tona.

Nas próximas cenas, o produtor guia o público para conhecer os sistemas de saúde dos outros países, sempre procurando imigrantes americanos para ter acesso as duas perspectivas. É necessário ressaltar que os sistemas de saúde universal e gratuita são demonizados nos Estados Unidos e vistos como ineficientes pelos americanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com