TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Dicumentario Sicko

Por:   •  20/8/2015  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  2.155 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário Sicko foi produzido em 2007 pelo diretor Michael Moore, e apresenta a dura realidade do sistema de saúde americano. Além de abordar e criticar o modelo utilizado nos Estados Unidos, o documentário o compara a outros países do mundo: Canadá, Inglaterra, França e Cuba.

Estados Unidos não possui um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo, sendo estes inacessível a grande parte da população que não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar os seus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia.

O documentário ainda realça a vã fantasia que todo americano sonhava com o “ser membro de um plano de saúde”, e ter seus problemas resolvidos porem isso não ocorre pois é justamente em meio a dificuldades que esses membros descobrem que não existe plano algum, somente uma máfia milionária (organizações de saúde) que esta pouco preocupado de fato com os PACINTES.

A máfia da Saúde não é diferente no Brasil e o modelo disposto mata mais de milhares ainda nos dias de hoje, acontece o mesmo que no E.U.A, pois a visão dos lucros perpassa o que deveria ser a primordial Direito á Vida e muitos se esquecem ate mesmo do juramento que fazem.

Na tentativa de explicar o produtor faz então uma comparação ao modelo de saúde utilizado em seu país de origem com os países do Canadá, Inglaterra, na França e em Cuba e o que deixa perplexo é que nos demais lugares o que predomina é o bem estar da sua população, nestes países a saúde é oferecida gratuitamente e com qualidade, satisfazendo seus contribuintes.

Ainda que o Brasil não tenha sido mencionado, o SUS (Sistema Único de Saúde) também é uma ótima proposta de saúde pública porem é um sistema que na pratica não funciona corretamente, e em sua maioria dispõe de verbas a ser repassadas entre outros. Deixando a desejar até mesmo com o atendimento á milhares de pacientes que morrem todos os anos nas intermináveis filas de espera para conseguir cirurgias que deveriam ser melhor avalizadas em seu quadro e sua gravidade, o mal atendimento de seu funcionários e o descaso de muitos, falta de leito e material e até mesmo os desvios orçamentários que se fazem na maioria dos postos de atendimento

No Brasil se faz necessário colocar a saúde em primeiro plano, uma proposta bem elaborada nós já possuímos, o que falta é aprimorar a prática. Mas, como foi dito no documentário a priorização da saúde e prestação de um bom serviço, torna a população mais saudável e confiante e, talvez não seja exatamente o que nossos governantes desejam. 

Acredito não ser somente minha vontade que se coloque no Brasil a saúde em primeiro plano, o principal que é um SISTEMA EFICAZ (SUS) já possuímos o que falta é esmerar e de fato colocar em pleno funcionamento todos os processos e olhar para cada Brasileiro com respeito e digno de ter sua saúde estabilizada.

Porem, talvez não seja exatamente o que nossos governantes desejam pois como foi exposto no documentário o privilegiar da saúde e prestação de um bom serviço, torna a população mais saudável e confiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com