TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha “Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários”

Por:   •  18/3/2021  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha “Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários”

O artigo “Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários”, escrito por Marina Peduzzi e colaboradores, reflete acerca da formação interprofissional em saúde, destacando suas possibilidades e impactos no sistema de saúde e usuários, além de compará-la às formações em saúde usuais.

A educação interprofissional é caracterizada como um processo de aprendizagem colaborativo e integrativo entre diversas profissões de saúde, desenvolvendo fortemente o conhecimento acerca das outras profissões e as possibilidades de trabalhos conjuntos. Ela difere-se da educação uni e multiprofissional justamente por ser fortemente integrada. A educação uniprofissional é caracterizada como uma formação sem qualquer interação com outros profissionais, já a multiprofissional, apesar de possibilitar certo aprendizado compartilhado, não ocorre de forma paralela e sem necessariamente haver integração.

Estes modelos usuais de ensino reforçam a atuação isolada das profissões e alta competitividade entre elas, visto que sua formação também foi isolada. Porém, o fato de haver necessidade de maior integração entre as diferentes profissões não significa homogeneizar as atuações. É necessário reconhecer as especificidades e os limites de atuação de cada profissão, para então reconhecer os pontos em que a integração deve ser mais concisa.

Uma educação interprofissional reflete uma prática interprofissional, a qual, consequentemente, contribui para a resolubilidade dos serviços e da qualidade da atenção em saúde. Assim, a integração ensino-serviço se torna essencial para a aplicação da educação interprofissional. Desta forma, é primordial utilizar a rede assistencial do sistema de saúde como uma ferramenta pedagógica, propiciando uma imersão na realidade prática em que os estudantes desenvolvam a percepção da necessidade e benefícios da integração com outras profissões.

As mudanças na saúde acompanham as mudanças na sociedade e, portanto, os serviços de saúde e a formação em saúde devem acompanhar estar mudanças para suprir as atuais demandas. Requer-se cada vez mais uma abordagem integral por parte dos profissionais e serviços de saúde, atendendo o usuário em sua plenitude e suas múltiplas questões. Neste sentido, a formação interprofissional surge como possibilidade de ampliar horizontes, aumentar a resolubilidade e, consequentemente, aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com