TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surto de Doenças Ecológicas

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluna: Juliana Maria Cortez Torres Pereira

Turma: 011                Matrícula: 18000078

                                              Professora: Andreia Silva

                                 

                                                         Manaus - AM

2018

  • Doença por vírus Ebola

        O surto teve início na África Ocidental, em Dezembro de 2013 na Guiné, e se divergiu em diversos países do oeste do continente africano, onde houveram registros dos primeiros casos.

        A doença por vírus Ebola, conhecida no Brasil por doença por vírus ebola é transmitido pelo ebolavírus que possui quatro espécies: Ébola-Zaire, Ébola-Sudão, Ébola-Costa do Marfim, Ébola-Bundibuyo. Esse vírus pode ser manifestado através do contato com o sangue ou outros fluídos biológicos.

        O ser humano é infectado de forma direta pelos morcegos-da-fruta, já que são esses mamíferos que abrigam o reservatório natural desse tipo de vírus. Não existem relatos por contaminação via aérea. O diagnóstico é feito por meio de amostras de sangue para a verificação da presença de anticorpos virais , ARN viral ou do próprio vírus.

  • Fatores Ecológicos:

       Uma hipótese é que o surto atual começou em uma época de seca prolongada, causada possivelmente pelo maior desmatamento das últimas décadas na região.

  • Doença por vírus Zika

       O surto de Zika começou em 2012, no Brasil e, posteriormente, se espalhou em outras partes da América do Sul, América Central e Caribe. Porém, relatos apontam que o vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, através de contaminação de macacos da floresra Zika, em Uganda; e em 1954 os primeiros casos em humanos.

      O vírus Zika é um flavovírus da mesma família da febre amarela e dengue. A transmissão do vírus é feita através do Aedes Aegypti. O seu pico de casos ocorreu no primeiro semestre de 2015. Em casos de mulheres que contraíram o vírus Zika no período gestacional o feto acaba desenvolvendo microcefalia.

  • Fatores ecológicos:

     Intervenções humanas

     Aglomeração de lixo

    Desmatamento florestal

    Construção de barragens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com