TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação do surto da malária em Anajás-Pará

Por:   •  29/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Investigação do surto da malária em Anajás-Pará

Foi investigado um surto de malária no município de Anajás-PA. A malária é uma doença infecciosa, transmitida através do mosquito. E seu agente etiológico é os protozoários do gênero plasmodium. A doença tem como sintomas febre, calafrios e cefaleia, de forma cíclica dependendo da espécie do parasito infectante.

Foi caracterizado um surto de malária no município de Anajás-PA por conta do aumento dos números acima do limite de casos de malária em áreas endêmicas. A OMS classificou o surto de malária em epidemia verdadeira, reemergência e falha nas ações de controle. A descrição do surto tem como objetivo, conhecer a incidência por faixa etária, gravidade e evolução dos casos, o tipo de plasmodium envolvido, aspecto ambientais, socioeconômico e histórico das ações de controle, tudo esses aspectos colabora na identificação das causas do evento.

O município de Anajás foi responsável por cerca de 30% dos casos da doença no estado do Pará, com Índice Parasitário Anual (IPA) de 572, 534,355 e 453, entre os anos de 2005 e 2008. Sendo classificada como área de risco de transmissão da doença. A investigação epidemiológica foi necessária para confirmar o surto de malária em anajás-PA, descrever o acesso ao diagnostico e tratamento precoces da malária pelos moradores, e identificar as possíveis causa para o aumento de casos.

Em junho de 2009, foi iniciado um processo de intensificação das ações do controle da malária no município de Anajás. Teve como objetivo de responder ao aumento de casos observados. O município possui condições geográficas favoráveis e saneamento básico precário, e esses fatores torna-o propício a proliferação do vetor. E como consequência a transmissão da malária.

O número de casos de malária esteve acima do limite superior em níveis endêmicos. Entre 1° de janeiro e 22 de setembro de 2009, foram registradas 22.872 lâminas positivas para a malária, contabilizando-se uma incidência parasitaria proporcional ao período (IPP) de 1.083 lâminas positivas por 1.000 habitantes, e a faixa etária que mais apresentou maior IPP foram em indivíduos menores de 5 anos. O numero de internações por malária no município aumentou em 2009 e foi registrado o óbito de uma gestante.

Os crescentes números de infecções sugerem falhas nas ações de controle da malária no município. Há indicio de tratamentos incorretos e de não adesão ao tratamento, bem como dificuldades de acesso aos serviços que podem atrasar o diagnostico e tratamento precoces, fundamentais ao controle da doença.

Podem ter-se como estratégia para a diminuição da doença uso do mosquiteiro como prevenção contra o vetor da doença e um trabalho de educação em saúde para prevenção da doença, monitoramento continuo dos casos, mobilização comunitária, treinamento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com