TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas E Minerais

Trabalho Escolar: Vitaminas E Minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

Vitaminas

Vitaminas são micronutrientes essências para o bom funcionamento do nosso organismo, elas estão presentes em diversos alimentos que devemos consumir diariamente de forma variada a fim de suprir as necessidades do nosso organismo.

O consumo exagerado ou insuficiente desses nutrientes pode causar sérios problemas a saúde do individuo.

As vitaminas são classificadas de dois grupos as lipossolúveis e as hidrossolúveis.

Lipossolúveis: solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação se ingeridas em excesso.

Hidrossolúveis: ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que permanecem no corpo por um pequeno período de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12 também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada no fígado.

Sais Minerais

Os sais minerais são substancias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidas por seres vivos. Essas substancias são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e a carência desses minerais pode causar sérios danos a saúde.

A principal concentração dos minerais se da nos ossos que o necessita para sua formação e manutenção (principalmente o fosfato de cálcio).

Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.

Eles também atuam para manter o equilíbrio de fluidos agindo na manutenção do equilíbrio osmótico e controla a contração muscular. Além disso, esses nutrientes também estão presentes na composição de algumas moléculas orgânicas.

http://www.todabiologia.com/saude/sais_minerais.htm

http://rspress.com.br/health4life/a-importancia-dos-sais-minerais/

http://www.assis.unesp.br/Home/Servicos/UNAMOS/PALESTRA_VITAMINAS_E_MINERAIS.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com