TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas E Minerais

Trabalho Escolar: Vitaminas E Minerais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

As vitaminas e sais minerais

As vitaminas e minerais são imprescindíveis para a manutenção e desenvolvimento de cada célula do corpo humano.

Como não são "fabricadas" pelo próprio corpo, é necessário adquirí-las através da alimentação.

Vitaminas

Vitamina A

Auxilia a visão noturna, garante a elasticidade e a hidratação da pele e das mucosas. Ajuda no crescimento. Fontes: Fígado, manteiga, ovo cru, legumes verdes, frutas e legumes amarelos e alaranjados (melão, laranja, abóbora, batata-doce), óleo de fígado de bacalhau epeixes.

Vitamina B1

Permite a transformação de açúcar em energia, o bom funcionamento dos músculos e dosistema nervoso. Fontes: Pão integral, arroz integral, massas integrais, fígado, gema de ovo, peixe, carne de porco, leite, queijos, feijão, ervilha, amendoim, tangerina.

Vitamina B6

Regula o metabolismo das proteínas e da hemoglobina. É indispensável ao crescimento das células. Fontes: Fígado, salmão fresco, cavala, batatas, nozes, bananas, milho, soja, peixe (corvina, anchova, atum), melancia, cará, cebola, alho, goiaba.

Vitamina B9

Auxilia na fabricação dos glóbulos vermelhos e das células. Fontes: Levedura de cerveja,espinafre, ervilhas, cogumelos, ostras, fígado e ovos.

Vitamina B2

Auxilia o crescimento e a regeneração celular. Fontes: Fígado, rim, leite, queijos, germe de trigo, cereais integrais, ovos, cogumelos, amêndoas, avelãs, espinafre, agrião, peixe (corvina e namorado).

Vitamina B12

Combate a anemia, favorece o crescimento dos tecidos e dos músculos, protege o fígado e as células nervosas. Fontes: Fígado, rim, carne vermelha, leite e laticínios, gema de ovo, peixes, crustáceos e frutos do mar.

Vitamina C

Ajuda no combate às infecções. É antioxidante e cicatrizante. Participa também na formação e na síntese do colágeno. Fontes: Kiwi, acerola, limão, laranja, tangerina, pimentão, salsinha, espinafre.

Vitamina E

Antioxidante, retarda o envelhecimento das células, protege os vasos e os glóbulos vermelhos. Fontes: Cereais integrais, nozes, azeite de oliva, legumes verdes, legumes secos, soja, cacau.

Vitamina D

Associada aos raios ultravioleta do sol, permite a absorção e a utilização do cálcio e do fósforo pelos ossos e dentes. Fontes: Peixes, ovos, manteiga, fígado, óleo de girassol, queijos gordos.

Vitamina K

Importante no processo de coagulação sangüínea. Fontes: Vegetais de folhas verdes,fígado, leite, nabo, iogurte e gema de ovo.

Minerais

Magnésio

Regula as células nervosas, ajuda na formação de anticorpos e no alívio do estresse. Fontes:Limão, maçã, soja, cereais integrais, legumes verdes (exceto espinafre), mariscos, lentilhas, chocolate, amêndoas.

Cobre

Contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com