TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Por:   •  24/4/2015  •  Monografia  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PESQUISA EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO

Pr. Reginaldo Tech

PROJETO DE PESQUISA: “(GNT) Gourmet Natural Truck”

Flavio A. Magalhães, Twane, Dafni, Kelli, Naãma e Valquiria

  1. JUSTIFICATIVA

Saúde, alimentação, qualidade de vida, são temas amplamente estudados e discutidos na sociedade brasileira, a cada dia surge descobertas, principalmente, quando falamos em alimentos saudáveis, alguém sempre tem uma nova receita, um novo ingrediente, ou ainda uma nova maneira de preparar esse ou aquele prato, de modo a aproveitar melhor os seus nutrientes. Produtos orgânicos, Gourmetização, Food Trucks, são novidades cada vez mais presentes nas grandes cidades, já que para o cidadão comum, sempre ocupado com o seu trabalho e o estresse diário, encontrar tempo e disposição para pesquisar e fazer tais receitas é quase impossível.

Pensando nisso resolvemos criar um estabelecimento móvel “Food Truck”, que possa atender todas essas necessidades e tendências.

  1. OBJETIVOS

Nosso principal objetivo é proporcionar qualidade de vida, através da comercialização de alimentos saudáveis, além de:

  • Pesquisar a rica variedade da culinária brasileira;
  • Conhecer alimentos importantes para a manutenção da saúde;
  • Elaborar novas experiências alimentares (receitas);
  • Prover alimentação saudável e nutritiva com sabor agradável ao cliente, e
  • Destacar através de receitas elaboradas as particularidades nutricionais dos alimentos

  1. METODOLOGIA
  • Pesquisa bibliográfica

GASTRONOMIA E GOURMETIZAÇÃO

        O gastrônomo francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, referência para o nascimento da gastronomia moderna, define gastronomia: “Gastronomia é o conhecimento fundamentado de tudo aquilo que se refere ao homem enquanto come”, Difundido por ele, no livro “Fisiologia do Gosto” (1825), o termo gourmet surgiu como substantivo para designar aquele que tem paladar apurado. Mas com uma ajudinha do marketing, transformou-se, no século 21, em substantivo ideal para classificar tudo aquilo que trouxesse alta qualidade, apresentação sofisticada e um diferencial criativo.

        Apesar de controverso, o termo gourmet não deve se esvaziar tão cedo, mesmo com a overdose do uso. “Ainda tem muita coisa a ser ‘gourmetizada’ pelo mercado”, o conceito deve inclusive evoluir e adotar novos significados. Características como sustentável, saudável, natural e voltado ao bem-estar poderão ser agregadas a esse entendimento. A tendência da “gourmetização” é antiga, mas se tornou popular no Brasil a partir de 2013. Chefs e marcas investiram na novidade como forma de se diferenciar no mercado. Esses produtos gourmet viraram matéria-prima para críticas na internet

        Segundo o professor do curso de gastronomia do Senac, Jair Santos, a gourmetização tem dois lados bem distintos. Por um lado incentiva a inovação na cozinha, é que é ótimo do ponto de vista econômico e cultural. “Quando um chef ou cozinheiro cria um prato ‘gourmet’ não quer dizer que está descaracterizando a maneira clássica, mas sim dando um novo olhar. É uma forma de chamar o consumidor para experimentar aquela nova forma”, explica. “Mas é preciso provar que existe algo de realmente novo naquele produto. Quem está comendo precisa reconhecer a inovação”. Santos diz ainda que a popularização do termo deu origem a muitas estratégias de má-fé. “A experiência vai além do rótulo e da apresentação. Muitos profissionais usam o termo apenas para trazer algo mais caro. O Brasil hoje possui acesso a produtos que antes não era tão comuns, o que originou o ‘gourmet’. Isso é bom para a gastronomia, mas é preciso identificar o que é realmente bom.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com