TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação Saudável

Por:   •  11/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

“Deixe que alimentação seja seu remédio e o remédio a sua alimentação”(Hipocrates).Frases como estas ditas a centenas de anos comprovam a necessidade de uma boa alimentação e sua associação diretamente com a saúde(BRASIL, 2006). 

A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.(PNAN;2013)

A alimentação tem um tem um papel importante e essencial na vida do indivíduo e da sociedade. Pois pode influenciar no desenvolvimento de suas atividades como estudo, trabalho, lazer, aparência e outros. (Galisa et al.,2007).

Alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não só por razões biológicas evidentes, mas também por envolver aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos, psicológicos e culturais fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades.(PROENÇA,Rossana Alimentação e globalização: algumas reflexões,pag 43)

As escolhas alimentares têm sofrido influências negativas com o processo crescente de industrialização e urbanização. Mudanças na estrutura alimentar e estilo de vida podem acarretar conseqüências desvantajosas à saúde da população. No Brasil, essa transição é comumente percebida pela redução da desnutrição e pelo aumento da obesidade, sendo verificado o crescimento no consumo de açúcares, gorduras e carnes e diminuição de frutas, verduras e cereais (ESCODA, 2002; BATISTA FILHO; RISSIN, 2003; MENDONÇA; ANJOS, 2004).

Uma alimentação para ser considerada saudável é necessário que a mesma contenha porções de todos os grupos de alimentos , como proteirnas , lipídios, carboidratos ,fibras,vitaminas e minerais,pois nenhum alimento consumido isoladamente fornecerá tudo que o organismo necessita . Alimentação saudadevel é primordial para saúde humana , em todas as fases. (BRASIL, 2006)

Nos dias de hoje, a busca por uma alimentação saudável tem aumentado, a preocupação de ingerir alimentos seguros e adequados, como técnicas culinárias e integradas ao meio ambiente sustentável (Philippi, 2014).

Alimentação saudável é entendida como os alimentos que fazem bem, que levam á saúde e deve ser orientada e seguida desde a infância até a fase adulta. Porém a vários fatores que podem influenciar na escolha, na aquisição e na preparação dos alimentos:

Baixa renda, preferências alimentares, escolaridade inadequada, falta de informação, estilo de vida e outros. (Philippi, 2014).

Uma alimentação equilibrada não consiste apenas no consumo de alimentos que contenham os nutrientes necessários ao individuo, mas também no fato dessa combinação se agradável e apropriada ao seu estilo de vida . A escolha dos diversos tipos de alimentos deve ser feita de forma que o individuo se sinta estimulado a ingeri-la .(Sonia tucunduva).

Os alimentos devem ser consumidos de preferência naturais, de forma qualitativa e em quantidades adequadas, sendo preparados de modo que conserve suas propriedades nutricionais, características sensoriais e dentro dos padrões higiênico sanitário.

Os alimentos fornecem nutrientes ,substancias que apresentam funções especificas no organismo e que atuam de diferentes formas no metabolismo. Esses nutrientes podem ser classificados em macronutrientes(glicídios,gorduras,e proteínas) ,micronutrientes(vitaminas e minerais),fibra dietéticas e água.(Sonia tucuduva)

Nutrientes são substancias ingeridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo.São eles proteínas , gorduras,carboidratos,vitamninas,minerias,fibras e água.Podem ser encontradas em diferentes alimentos e em diferentes quantidades,por isso ,deve-se viáriar  ao Maximo a alimentação diária.(livro)

As refeições devem ser feitas em ambiente tranquilo e calmo, ao longo do dia. Sem pular refeições com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais, emocionais e sociais para uma melhor qualidade de vida.( Philippi et al., 2014)

As quantidades de nutrientes de um alimento são determinadas em tabelas de composição centesilmasl , o que permite uma gama infinita de combinações de alimentos e o atendimento das necessidades mínimas para cada individuo ou grupo da população (KRAUSE,1998;SILVA E MURA,2007)

A dieta habitual dos brasileiros é composta por diversas influências e na atualidade é fortemente caracterizada por uma combinação de uma dieta dita “tradicional” (baseada no arroz com feijão) com alimentos classificados como ultra-processados, com altos teores de gorduras, sódio e açúcar e com baixo teor de micronutrientes e alto conteúdo calórico.(ministério da saúde)

O estilo de vida atual favorece um maior número de refeições realizadas fora do domicílio: em 2009, 16% das calorias foram oriundas da alimentação fora de casa. Esta é composta, na maioria dos casos, por alimentos industrializados e ultra-processados como refrigerantes, cerveja, sanduíches, salgados e salgadinhos industrializados, imprimindo um padrão de alimentação que, muitas vezes, é repetido no domicílio.(ministério da saúde )

Para se avaliar as necessidades de energia avalia-se vários fatores como: idade, sexo, estado de saúde e fisiológico, nível de atividade física e outros mais. Para obtermos um estado nutricional á energia, o consumo deve estar ligado ao gasto energético, que e utilizado para manter as funções vitais e atividades diárias dos indivíduos. (Mendonça, 2010).

Segundo ( Philippi et al., 2014) , a ingestão calórica está em uma dieta de 2000kcal, que foi dividida em seis refeições e o VET Valor Energético Total) em café da manhã(25%), lanche da manhã(5%), almoço (35%), lanche da tarde(5%), jantar (25%) e lanche da noite(5%)

A dieta de 2000 kcal apresenta 17% de Proteína, 59% de carboidratos e 24% de Lipídios.

No Brasil, as propostas mais utilizadas como guias alimentares são do Ministério da Saúde, representadas pelo Guia Alimentar para população brasileira (BRASIL, 2014) e a Pirâmide Alimentar adaptada para população brasileira da pesquisadora da Universidade de São Paulo, Sônia Tuncunduva Philippi (PHILIPPI, 2013

2 ALIMENTAÇÃO

A alimentação exerce grande influencia no individuo , pricnipalemte sobre sua saude , sua capacidade de trabalhar ,estudar,e diverti-se,sua aparencia e sua longevidade.(L. Maria )

A alimentação adequada é essencial para crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, uma vez que proporciona ao organismo energia e nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde (cartinha )

A alimentação saudável deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares, de procedência segura e conhecida, consumidos em refeições, respeitando-se as diferenças individuais, emocionais e sociais, de forma a atingir as recomendações nutricionais e o prazer ao comer (PHILIPPI, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (324 Kb)   docx (670.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com