TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação Saudável para Crianças

Por:   •  16/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Alimentação Saudável Para Crianças

Objetivo

Explorar conceitos diversificados a respeito da temática “alimentação saudável para crianças”.

Introdução

Os hábitos alimentares são formados por uma complexa rede de influências, tanto ambientais quanto genéticas. Por esse motivo, uma educação alimentar saudável para crianças e adolescentes torna-se um desafio, uma vez que estas pré-dispõem certa sensibilidade para alguns gostos e sabores herdados dos pais. Entretanto, podem ser moldadas pelas experiências que temos ao longo da vida.

Relatório

Nas últimas décadas, observou-se um maior poder aquisitivo por parte das famílias de menor renda e na cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento no Brasil. Entretanto, isso contribuiu para uma crescente substituição de alimentos saudáveis como o arroz, feijão e hortaliças, por bebidas e alimentos industrializados como refrigerante, biscoitos, carnes processadas e comida pronta, implicando no declínio da desnutrição infantil e aumento da obesidade na população, verificada em estudos atualizados quanto ao consumo alimentar, principalmente na idade escolar, em que o sobrepeso e a obesidade têm apresentado prevalências elevadas no Brasil.

Sabendo que a alimentação está diretamente relacionada ao desenvolvimento humano e a saúde, é de suma importância que a alimentação infantil seja rica em nutrientes favoráveis a esse desenvolvimento benéfico, tendo como consequência de uma má alimentação o possível desenvolvimento de patologias como diabetes, gastrite e hipertensão; comprometendo seriamente a desempenho global do indivíduo, que pode de modo consequente ir a óbito.

Quando se fala em alimentação saudável, acredita-se q esse hábito deve ser cultivado desde os primeiros meses de vida do bebê. Entre as técnicas de incentivo à autonomia do bebê para ingestão de alimentos saudáveis destaca-se um método conhecido como "Baby Led-Weaning" (BLW), criado pela britânica Gill Rapley, consultora de saúde e autora do livro "Baby-Led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food". O livro mostra uma forma inovadora de exploração da curiosidade natural dos bebês para a indução dos mesmos ao processo de alimentação saudável. A comida é picada em tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e levá-la à boca. Com uma grande variedade de formatos e cores os bebês são estimulados e se divertem ao se alimentarem de forma saudável.

[pic 1]

As comidas a serem oferecidas aos bebês partem desde frutas, vegetais cozidos, queijo, ovos bem cozidos, pão, carne, até arroz e muitos peixes.

Entretanto, devem ser evitadas comidas com grande quantidade de sal e açúcar, "fast foods", comida industrializada e ovos mal cozidos.

Conclusão

Tendo em vista os aspectos observados, a alimentação saudável é de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo. A adoção de métodos interativos e diversificados tem grande influência na aceitação da criança à dieta necessária para sua boa nutrição. Por estimular sua criatividade e contribuir para a moldagem de bons hábitos alimentares, implica no declínio de doenças e melhora sua qualidade de vida.

Fontes:

Revista Baiana de Enfermagem‏: https://rigs.ufba.br

Márcia Regina Vitolo: Nutrição – da Gestação ao Envelhecimento

Gill Rapley: Baby-Led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food

Alimentação Saudável: http://alimentacao-saudavel.info/alimentacao-infantil.html

Rita Lobo: Comida de Bebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com