TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTAGEM GLOBAL DE MESÓFILOS

Por:   •  10/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE JUAZEIRO DO NORTE - FJN

CURSO: NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA, HIGIENE E LEGISLAÇÃO DE

ALIMENTOS

PROFª: EDNA MORI

ALUNOS:

ALDYANNE DE BRITO FREIRE

BIANCA RODRIGUES

JANIELY DE FRANÇA PEREIRA

MARIA CLAUDIA PEREIRA DE ARAUJO

MARINA COSTA DO NASCIMENTO

CONTAGEM GLOBAL DE MESÓFILOS

JUAZEIRO DO NORTE

ABRIL/2020

1 INTRODUÇÃO

As bactérias são organismos unicelulares, procarióticos, que fazem parte do reino monera, podendo ser autotróficas ou heterotróficas, classificadas em 3 grandes grupos : Gram- negativas, gram- positivas e os micoplasmas. Algumas são causadoras de doenças (patógenas), mas elas também têm importância ecológica e na indústria de alimentos (LOPES, 2009).

A grande maioria dos microrganismos são mesófilos e para sua proliferação necessitam de condições adequadas de temperatura no ambiente. As bactérias mesófilas por sua vez formam um grupo capaz de se multiplicar em temperaturas de 10ºC a 45ºC, sendo 30ºC sua melhor condição. Esse grupo de bactérias são importantes em alimentos pois se encontra presente naqueles de origem animal, obtendo maior crescimento quando expostos em temperaturas ambientes (FERREIRA; LIMA; COELHO, 2014). Esse fato representa a importância de se ter conhecimento sobre o controle do crescimento de microrganismos em determinados alimentos, principalmente aqueles que são utilizados como matéria-prima para a fabricação de muitos alimentos. (CARVALHO, 2005).

A fabricação de produtos coloniais, como o queijo, é bastante apreciada por produzir um alimento nutritivo e ao mesmo tempo muito saboroso. Esse processamento é feito pelas agroindústrias familiares (Holowka et al., 1999; Marchi, 2007) e a grande preocupação durante a produção são as condições de higiene que, caso não sejam devidamente mantidas, o resultado será um alimento contaminado e de baixa qualidade que pode causar danos à saúde dos consumidores (Freo & Reolon, 2006). Essa contaminação pode ser devido à presença de bactérias aeróbias mesófilas que em altas concentrações deterioram o alimento e favorece o surgimento de microrganismos patógenos (SALVADOR et al., 2001). Segundo o Decreto nº 9.918, de 18/07/2019, que regulamentou a Lei nº 13.680, os responsáveis pela produção de queijo devem cadastra-se no serviço de inspeção estadual da IMA, havendo comprometimento para o seguimento e aplicação das normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal.

Nesse contexto, para evitar a contaminação de um alimento por mesófilos, é necessário um grande processo de higienização tanto do ambiente quanto dos manipuladores e isso é feito ao incrementar, em empresas e estabelecimentos expostos a essas contaminações, meios de padrões microbiológicos para desinfetar o ar, manipular o alimento de forma higiênica e correta, mantendo a segurança do mesmo durante todo processo (COELHO et al., 2010).

Diante disso, para segurança dos consumidores, é recomendado o consumo apenas daqueles que apresentem o selo de inspeção. A verificação e análise da composição microbiológica desses alimentos pode ser feita por meio da contagem padrão em placa ou contagem de aeróbios mesófilos, possibilitando saber o nível de qualidade do produto, seu tempo de vida útil e as possíveis condições estabelecidas durante o processamento, manuseio e armazenamento (SANT’ANA; CONCEIÇÃO; AZEREDO, 2002).

Essa contagem é utilizada comumente para indicar a qualidade sanitária de um alimento mesmo que esse não apresente patógenos e alterações nas características sensoriais, altas contagens desses microrganismos significam que o alimento é impróprio para consumo. Justifica-se essa contagem em alimentos não perecíveis pelo uso de matéria prima contaminada ou processamento insatisfatório do ponto de vista sanitário, e nos perecíveis pode indicar abuso do tempo/temperatura de armazenamento (FRANCO; LANDGRAF, 2008).

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Determinar a quantidade de bactérias aeróbias mesófilas.        

2.2 Objetivos Específicos

  1. Realizar a contagem de bactérias mesófilas em uma amostra de queijo;
  2. Observar as placas após a diluição seriada;
  3.  Quantificar as colônias encontradas.

3 MATERIAIS E MÉTODO

Em um Erlenmeyer contendo 90 ml de água peptonada, pesou-se 10g de uma amostra de queijo e homogeneizou- se a mistura. Com o auxílio de uma pipeta graduada, retirou-se 3ml dessa solução, e em um tubo de ensaio contendo 9ml de água peptonada, depositou-se 1ml, formando assim uma diluição 10-2. Os outros 2 ml restantes na pipeta, foram depositados em 2 placas de petri estéreis devidamente codificadas. Por se tratar de uma diluição seriada, retirou-se 3 ml do tubo de ensaio com diluição 10-2, transferindo 1ml para outro tubo com AP, agora entitulado diluição 10-3. Semelhante ao processo anterior, transferiu-se os 2 ml restantes para placas de petri estéreis. Finalizando a inoculação, transferiu-se 2 ml da diluição 10-3 a 2 placas de petri.

Adicionou-se as placas, 15 a 20 ml do meio de cultura PCA (Plate Count Agar) e homogeneizou-se cada uma delas, fazendo suaves movimentos de oito cerca de 10 vezes. As placas foram deixadas em temperatura ambiente para solidificar e invertidas para incubação a 35 – 37°C durante 5 dias.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após a incubação de 5 dias, foram analisadas as placas para a contagem do número de colônias formadas que pode ser feita através de um cálculo para identificar a quantidade aproximada. Caso de número alto de colônias utilizou-se o método de dividir em quadrantes, contando apenas um e multiplicando por 4.

Nas placas de 10-¹ foram analisadas e contadas utilizando o método de dividir em quadrantes devido a alta quantidade de colônias. A primeira placa 10-¹ no primeiro quadrante apresentou 245 colônias que ao multiplicar por 4, resultou em 980 colônias. A segunda placa de 10-¹ teve um total de 256 no primeiro quadrante e ao multiplicar por 4 resultou em 1024 colônias.

Nas placas 10-², a primeira apresentou 25 colônias e a outra contou-se um total de 23 colônias, não utilizando a divisão com quadrantes, pois a placa possuía poucas colônias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com