TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Composição de Alimentos

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

Nome: Priscila dos santos silva.           Data de entrega: 27/04/2021 [pic 1][pic 2]

Matrícula: 93692.

Disciplina: Composição de Alimentos Professora: Luciana Moura

                         

                               (X) AV1        (  ) AV2        (  ) AV3        (  ) 2ª Chamada        (   ) Recuperação  

           

                               Curso: Nutrição        Período:        Turno: Manhã            Valor: 7,0 pontos

ORIENTAÇÕES GERAIS

- Essa atividade deve ser realizada individualmente.

- A atividade faz parte da composição da nota da AV1;

- A atividade deverá ser postada no Moodle.

- A atividade deve ser entregue digitada NOS FORMATOS PDF OU WORD.

- Por favor, colocar suas respostas de uma cor diferente da cor do documento.

Questão 1) (1,5 ponto) Nesse período atual, devido ao isolamento social para a diminuição da transmissibilidade do coronavírus SARS-CoV-2, Paula precisou fazer suas compras pela internet. Ao entrar no site do hipermercado para escolher seu chocolate preferido, encontrou dois rótulos diferentes e ficou na dúvida sobre as características dos produtos e sobre sua escolha. Observe abaixo os rótulos e tente responder os questionamentos de Paula.

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A) (0,25 ponto) Responda para Paula o que caracteriza um produto Diet?

Um produto diet é caracterizado por ter em sua composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. O produto é usado por exemplo por diabéticos. No entanto, quando há redução ou ausência de algum ingrediente, outros são utilizados para reposição. No caso do chocolate diet em questão foi substituído o açúcar por edulcorante maltitol.

B) (0,5 ponto) Paula apresentou duvida em relação aos carboidratos presentes nesses produtos.

Por que existe diferença no teor de carboidratos e açucares nos dois produtos?

Dê exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos e que estão descritos nos rótulos.

A diferença é que as 14g de carboidratos do chocolate ao leite são provenientes totalmente de 14g de açúcar, já no chocolate diet nos 14g de carboidratos tem o valor do açúcar reduzido para 1,8 esses provenientes dos açucares naturais da matéria prima e o edulcorante maltitol além de contém fibra alimentar.

Os exemplos de fontes de carboidratos no chocolate ao leite são: Açúcar, leite em pó, massa de cacau, amendoim, castanha de caju, centeio, avelã, aveia, trigo e cevada.

Já no chocolate diet as fontes são: os leites e seus derivados de leite, de soja e de trigo, amendoim, amêndoa, castanha de caju, avelã, aveia e cevada.

 

C) (0,25 ponto) O que são os dissacarídeos?

Dê exemplos e diga qual dos componentes do grupo dos dissacarídeos está presente no Chocolate ao leite e porque é importante a descrição de sua presença em rótulos?

Os dissacarídeos são carboidratos formados pela combinação de dois monossacarídeos através de uma ligação glicosídica. 

Estão presentes no chocolate ao leite os componentes: Sacarose – no açúcar, Lactose – no leite em pó

 e Maltose – na cevada.

A importância é evitar a ingestão por pessoas alérgicas a tais componentes como glúten e lactose.

D) (0,5 ponto) Ao produto Diet, foi adicionado um poliol (edulcorante maltitol). O que é um poliol e qual a sua função para os alimentos?  

Conhecido como açúcar de álcool. Compõem uma categoria especial de carboidratos sendo: mistura de sacarídeos, polissacarídeos hidrogenados, monossacarídeos e Dissacarídeos.

É um edulcorante utilizado especialmente na substituição do açúcar. Sendo usado como matéria prima na fabricação de alimentos isentos de açúcar como: chocolates e goma de mascar.

Tem como função proporcionar textura e forma aos alimentos, sendo utilizado também como estabilizante, emulsificante e umectante.

Questão 2) (1,0 ponto) Para Rodrigo, os cereais são ingredientes importantes em quase todas as refeições do dia, pois fornecem nutrientes como o amido que representam uma grande fonte de energia.

(A) Dê 2 exemplos de alimentos que são fontes de amido e que Rodrigo pode consumir no desjejum e no almoço.

Rodrigo pode consumir no desjejum a tapioca, e no almoço fécula de mandioca.

(B) Explique para Rodrigo, como quimicamente o amido pode espessar uma preparação e qual essa propriedade do amido?

Durante a cocção, em presença de água, o amido gelatiniza, pois os grânulos incham quando entram em contato com um líquido. As partículas de amido escapam dos grânulos e ligam-se uma às outras produzindo uma rede, dentro da qual mantém uma grande quantidade de água e, desta forma, o produto torna-se espesso. Essa propriedade chama-se gelatinização.

Questão 3) (2,0 ponto) Os alimentos prebióticos e fonte de probióticos, podem ser indicados para recomposição da microbiota intestinal, prevenção e tratamento de diarreias, constipação intestinal, intolerância à lactose, assim como em outras condições clínicas, como por exemplo, as doenças inflamatórias intestinais (DII).

(A) Dentre os nutrientes ou componentes alimentares estudados nas aulas de composição de alimentos, cite um exemplo de um componente prebióticos do grupo dos carboidratos e diga qual sua função biológica e sua função para os alimentos.

O componente é a fibra alimentar, sua função biológica é passar intacto pelo processo digestivo e podem ser aproveitados a nível intestinal pelas bactérias colonizadoras, sua função para os alimentos são proporcionar uma textura firme em alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, verduras e as hortaliças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (359.5 Kb)   docx (564.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com