TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIETAS E MITOS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.648 Palavras (39 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 39

CENTRO UNIVERSITÁRIO – FIB

Faculdade de Ciências da Saúde – Nutrição

DIETAS E MITOS

SALVADOR

2007

DIETAS E MITOS

                                                                                   [pic 1]

SALVADOR

2007

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO
  2. RESUMO
  3. INTRODUÇÃO
  4. DIETA DO ATUM

   4.1 CARDÁPIO

  1. DIETA TAO (TAOÍSTA)

         5.1 CARDÁPIO

  1. DIETA DO ASTRONAUTA  

         6.1 CARDÁPIO

  1. DIETA BERVELLY HILLS

   7.1 CARDÁPIO

  1. DIETA  DA LUA

         8.1 CARDÁPIO

  1. DIETA DA TPM

   9.1 CARDÁPIO

  1.  DIETA REJUVENECEDORA

   10.1 CARDÁPIO

11.  CONCLUSÃO GERAL

12. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

 Nessa pesquisa, trataremos exatamente de dietas não nutritivas, mas que acabaram virando moda e chamando a atenção de inúmeras pessoas, que não tem noção dos estragos futuros.

    São dietas sem fundamento algum. Porém quando a pressa está acima da vontade de emagrecer com saúde, na maioria das vezes, as pessoas optam por dietas radicais que trazem resultados rápidos. E as variações destes tipos de regime não são poucas (Dieta: do Atum, Tao, do Astronauta, Bervelly Hills, da Lua, da Tpm...). Assim como as conseqüências que trazem para o organismo.

    O maior malefício que as dietas muito restritivas trazem para o organismo, é a alteração do metabolismo. O corpo se adepta ao que a pessoa come. Se a pessoa restringe muito a alimentação, o metabolismo passa a ser mais lento. Passado o tempo da dieta, quando a pessoa voltar a se alimentar normalmente, o metabolismo vai estar mais lento e ela vai engordar com mais facilidade.

    Além da mudança no metabolismo, as dietas radicais promovem perda de massa muscular. Quando a pessoa perde 2 kg por semana, por exemplo, está eliminando massa muscular e água do corpo. É isso que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora mais.

    Outra agravante para quem é adepto às dietas radicais, é o aumento do risco de problemas cardiovascular. Emagrecer muito rápido causa danos ao coração e às artérias. É aconselhado sempre que a pessoa emagreça gradativamente, diz. O ideal é seguir uma dieta balanceada, de 1300 a 1500 calorias diárias, com restrições adequadas (gordura, açúcar) e perder cerca de 500 gramas por semana. Assim vai haver uma perda de peso constante e saudável.

 

OBJETIVO GERAL

    O objetivo geral desse trabalho é alcançar dietas que tragam situações irreais, e que quase sempre conota sacrifício, privação física e social, fome e sofrimento. As chamadas dietas instantâneas (por ter efeito rápido) são as mais prejudiciais às pessoas que lutam contra o excesso de peso.

    A cada ano, mais e mais pessoas aparecem com “receitas” espetaculares para o emagrecimento. Essas dietas são então transmitidas para os obesos, ou até mesmo entre pessoas que buscam o corpo perfeito, que as utilizam sem se preocupar em descobrir sua precedência, ou se existe alguma comprovação científica de sua eficácia.

    A maioria dessas dietas, seguidas sem uma orientação médica, acarretam inclusive riscos para a saúde das pessoas que as utilizam, pois partem de teorias sem sentido, com o objetivo de produzir resultados impossíveis.

    É muito simples explicar o porquê do sucesso dessas dietas, no inicio qualquer dieta pode fazer emagrecer, pelo fator de impor uma restrição alimentar qualquer.

    Qualquer que seja essa restrição, muitas pessoas irão perder peso no inicio, mesmo que não exista uma explicação científica que justifique essa restrição.

     

OBJETIVO ESPECÍFICO

Essa pesquisa busca demonstrar que as dietas rápidas ou dietas da moda como são chamadas, além de não serem saudáveis, pois não são elaboradas por especialistas, ou seja, por nutricionistas ou nutrologos, também não são tão eficientes como demonstram ser. Sem falar que não são seguidas por muito tempo, as pessoas emagrecem, mas não dão continuidade, tendo como conseqüência a volta dos quilos perdidos e muito rapidamente.

Sabemos que a mente das pessoas habituadas com comportamentos inadequados, tanto na alimentação como no estilo de vida sedentária não quer mudar esses hábitos, o que as dificulta escolher o melhor caminho do emagrecimento. Preferem atalhos supostamente fáceis e eficientes, mas não duradouros.

Esse trabalho visa conscientizar as pessoas sobre essas dietas irregulares, para que ao invés de segui-las sem se preocupar com os seus efeitos colaterais, possam procura especialistas na área para que estes elaborem uma dieta nutricional de acordo com o biótipo e a necessidade de cada um.

RESUMO

      Em suma, falar sobre dietas requer um cuidado especial, pois hoje o que mais encontramos circundando pela mídia são informações e dicas de saúde, sem lógica alguma, mas que acaba despertando certo interesse, principalmente para aquelas pessoas que não vêem a hora de perder uns quilinhos.

 Fazer uma dieta saudável é crucial para obter todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do organismo. Cada pessoa deve adotar a dieta alimentar que melhor se adapte às suas necessidades. No entanto, as regras para uma alimentação saudável são universais: variedade, equilíbrio e dosamento da quantidade dos alimentos.

 Quem nunca teve uma única dúvida que envolvesse dieta? Apesar de sermos bombardeados diariamente com informações sobre esse assunto, é normal bater certa indecisão quando temos que optar por alguma coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (348.7 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com