TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  17/10/2022  •  Artigo  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

UNIMES

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO – PROF. GERSON TENÓRIO DOS SANTOS

Nomes dos alunos:__________________________________________________         

Data: ___/____/____

ATD3 – Resenha crítica

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu (1921). In: ______. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

1º parágrafo: breve apresentação do ensaio e do autor da obra (resumam rapidamente quem foi Freud e em que circunstância ele escreveu esse ensaio).

2º parágrafo: resumo da introdução (se o parágrafo ficar grande dividam-no em dois)

3º e 4º parágrafos: resumo do capítulo II – A alma coletiva segundo Le Bon. Por ser um capítulo grande pode ser resumido em dois ou três parágrafos. Procurem destacar as principais características que Freud levanta sobre a alma coletiva para Le Bon. Prestem atenção para o fato de que às vezes Freud coloca sua opinião sobre as ideias de Le Bon. Deixem isso muito claro para não parecer que são ideias de Le Bon. Assim, ao fazerem o resumo das características da obra de Le Bon, sempre coloquem a voz de Freud: “Para Freud, algumas das principais características da obra coletiva são....” e ao destaquem a visão de Freud sobre obra podem dizer “Embora Freud concorde com essas ideias de Le Bon, deixa claro que o autor não analisou o papel do líder “é menos
completo e não deixa transparecer tão claramente as possíveis ‘leis’ em jogo”(p. 21)
. Notem que quando fizerem uma citação direta, como essa do exemplo, coloquem entre aspas e ponhas a página da citação no final. Se houver, como no exemplo, uma frase entre aspas no texto original, vocês devem colocar essa frase entre aspas simples (‘) para não confundir com as aspas duplas (“) da citação. Não façam, de maneira alguma, tópicos. Sempre resumam as ideias de forma desenvolvida.

5º parágrafo: resumo do capítulo III – Outras abordagens da vida anímica coletiva. Basicamente, Freud analisa a abordagem de McDougall sobre o tema. Um parágrafo é suficiente para resumir as principais ideias. Também aqui Freud resume as ideias do autor, mas faz comentários que marcam sua posição.

6º parágrafo – resumo do capítulo IV – Sugestão e libido. Aqui Freud passa a desenvolver suas próprias ideias a respeito do indivíduo no interior da massa. Um parágrafo é suficiente para resumir as ideias.

7º parágrafo – resumo do capítulo V – Duas massas artificiais: igreja e exército. Desenvolvendo as ideias colocadas no capítulo anterior, Freud oferece dois exemplos de massas organizadas, destacando as semelhanças entre ambas no que tange ao papel do chefe supremo. Um parágrafo é suficiente para resumir as ideias.

8º parágrafo – resumo do capítulo VI – Outras tarefas e direções de trabalho. Freud se propõe a analisar neste capítulo a morfologia das massas, destacando as ligações libidinais de nova espécie entre os membros da massa. Um parágrafo é suficiente para esse resumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com