TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gordura Visceral

Por:   •  1/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

GORDURA VISCERAL E SINDROME METABÓLICA: MAIS QUE UMA SIMPLES ASSOCIAÇÃO

(REVEN EM 1988), introduziu o conceito de SX, que é síndrome metabólica, um conjunto de anormalidades metabólicas e hemodinâmicas em indivíduos obesos.

A (SM) é vista atualmente como uma epidemia mundial, que está muito associada à alta morbi-mortalidade cardiovascular.

O ganho de peso está associado à (SM), mas nem sempre todo obeso apresenta a (SM) e mortalidade cardiovascular. A distribuição da gordura corporal é relevante especialmente à gordura visceral, pois não seria o excesso total, mas sim, a distribuição da adiposidade que está relacionada à resistência à insulina, e, por conseguinte a síndrome metabólica.

O tecido adiposo deixou de ser reservatório de energia e tornou-se num complexo de órgãos de múltiplas funções. Sabe-se que o adipocito recebe influencia de diversos sinais, como insulina, cortisol, catecolaminas e participação especial na regulação de diversos processos como função endotelial, sensibilidade à insulina e regulação do balanço energético.

A prevalência da (SM) é estimada entre 20 a 25% da população geral que vem aumentando nas ultimas décadas.

Pacientes com maior deposição abdominal de gordura apresentam (RI). Diante da relevância da gordura visceral no estudo da (SM), diversos métodos vem sendo propostos para avaliação da distribuição da gordura corporal e quantificação da adiposidade intra-abdominal ex: Tomografia computadorizada, DEXA, medidas antropométricas, circunferência da cintura e ultra-sonografia.

Concluem que é altamente desejável que profissionais da área de saúde tenham entendimento do papel da gordura visceral na fisiopatologia da síndrome metabólica, bem como acesso a métodos práticos e eficazes e de baixo custo para a identificação de indivíduos com adiposidade intra-abdominal e de alto risco cardiovascular. Esperam que com essas atitudes, em um futuro breve seja mais rápida e simples identificar indivíduos de alto risco para (SM), e estabelecer o diagnostico precoce, e minimizar o impacto sobre a mortalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com